Página inicial > Notícias > Tese de professor da UFABC é premiada pela Sociedade Brasileira de Física

Tese de professor da UFABC é premiada pela Sociedade Brasileira de Física

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2011, 16h40
O professor da UFABC Olexandr Zhydenko recebeu o prêmio José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2010. A láurea é concedida pela Sociedade Brasileira de Física e avaliou nesta edição trabalhos defendidos entre 2009 e 2010. Concorreram ao prêmio 12 teses sobre diferentes áreas da Física.

A tese de Olexandr, "Perturbações lineares de buracos negros: estabilidade, modos quase-normais e caudas", segundo o professor, estuda o espectro de frequências próprias de ampla classe de buracos negros. O estudo do espectro deu a possíbilidade de provar a instabilidade de buracos negros esfericamente simétricos eletricamente carregadas no espaço de Sitter de alta dimensão. Além disso, foi feita a revisão de métodos numéricos para estudo de perturbações lineares de buracos negros.

Olexandr obteve a graduação e o título de mestre na Universidade Nacional de Dnipropetrovsk, na Ucrânia. Anos depois, já no Brasil, tornou-se doutor em Física pela IFUSP Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto no CMCC da UFABC.

24/10/2011