Página inicial > Notícias > Trabalho da UFABC é premiado em reunião da Sociedade Brasileira de Química

Trabalho da UFABC é premiado em reunião da Sociedade Brasileira de Química

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2013, 12h08

Um trabalho de autoria de professores e alunos da UFABC foi premiado na mais recente reunião da Sociedade Brasileira de Química. A ideia para o trabalho surgiu após o grupo ter publicado um artigo no The Journal of Physical Chemistry B. "Esse prêmio representa um reconhecimento do trabalho e consiste em uma sinalização de que estamos no caminho certo", afirmou Márcia Isabel de Souza, aluna de doutorado no programa Nanociências e Materiais Avançados.

Além de Márcia, o grupo premiado é composto por Emerson R. Silva (pós-doc do professor Wendel A. Alves), Anderson O. Ribeiro (professor no Programa de Ciência e Tecnologia em Química), Fábio F. Ferreira (professor e coordenador no Programa Nanociências e Materiais Avançados) e Wendel A. Alves (professor e vice-coordenador do Programa de Ciência e Tecnologia em Química). O trabalho também contou com a colaboração do pesquisador Eudes E. Fileti (professor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos – SP) e do aluno de mestrado no programa Nanociências e Materiais Avançados Ygor M. Jaques.

O sistema estudado pode ser aplicado em terapia fotodinâmica, técnica na qual um fármaco, denominado hipericina, é ativado com luz para o tratamento de doenças. "O trabalho contribui para o desenvolvimento desta área de estudo apresentando um método que torna esse fármaco mais eficiente", explica Márcia.

A Reunião da SBQ é anual (RASBQ-Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química) e é sempre realizada na última semana de maio. No próximo ano, o grupo pretende apresentar um novo trabalho sobre os MNTFF (micro/nanotubos de L-difenilalanina) funcionalizados com outros fluoróforos de interesse.

Marcador(es):