Página inicial > Notícias > Professor da UFABC recebe prêmio internacional na área de economia

Professor da UFABC recebe prêmio internacional na área de economia

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 14h30

O professor Ramón Vicente Garcia Fernandez, coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia da UFABC, recebeu, neste mês de janeiro, uma premiação internacional concedida pela AFEE (Association for Evolutionary Economics, ou Associação para a Economia Evolucionária, em tradução livre), sediada nos Estados Unidos.

Intitulado James H. Street Scholar, o prêmio é concedido anualmente a algum economista da América Latina, com atividade destacada na área de desenvolvimento econômico em perspectiva institucionalista.

“Para minha carreira, é um grande reconhecimento, no sentido de que eu fui um dos primeiros economistas que difundiu a perspectiva da Escola Institucionalista Original no Brasil. Vários dos economistas dessa corrente no país hoje foram meus orientandos, ou orientandos dos meus orientandos. Para a UFABC, para nosso Bacharelado em Ciências Econômicas e especialmente para nosso Programa de Pós-graduação em Economia, entendo que é muito bom esse reconhecimento internacional para uma universidade jovem como a nossa”, afirma.

Anualmente, a associação concede premiações em quatro modalidades (Veblen-Commons Award, Clarence Ayres Scholar, James H. Street Scholar e AFEE Service Award). O professor Ramón foi o único pesquisador de universidades brasileiras dentre os laureados na edição de 2021.

Criada em 1967, a AFEE é uma organização internacional com membros nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Europa Ocidental e Ásia, que reúne economistas e cientistas sociais dedicados à análise das economias como sistemas em evolução, socialmente construídos e politicamente governados, e publica, trimestralmente, o Journal of Economic Issues (JEI).

Mais informações estão disponíveis no site da associação.

01 02 2021 premio professor ramon

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC