Página inicial > Notícias > Trabalho de aluno da UFABC recebe indicação da SBC

Trabalho de aluno da UFABC recebe indicação da SBC

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2009, 08h35
O projeto do aluno do PDPD 2008 (Pesquisando Desde o Primeiro Dia) Lucas Remoaldo Trambaiolli "Uso de Aprendizado de Máquina no Auxílio ao Diagnóstico de Alzheimer" foi escolhido um dos dez melhores no XXVIII Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

No trabalho, Trambaiolli aplica cálculos computacionais no diagnóstico do Alzheimer pelo exame de eletroencefalograma . Primeiramente, são inseridos na máquina dados a respeito das variações de impulso que caracterizam a doença, formando um histórico de diagnósticos do Alzheimer na máquina. A partir daí, o computador terá as condições necessárias para apontar a existência da doença no exame. Testes demonstraram que o índice de acerto da técnica utilizando os parâmetros desenvolvidos por Trambaiolli é similar ao de um médico experiente - 83%.

O uso de tais parâmetros - chamados tecnicamente de coerência - na análise de eletroencefalogramas é uma ferramenta que vem mostrando cada vez mais sua validade e confiabilidade. O trabalho estudou diferentes combinações de eletrodos para gerar coerências e também diferentes combinações de coerências, que foram então empregadas como entradas para uma técnica de Aprendizado de Máquina, as Máquinas de Vetores de Suporte - Support Vector Machines
"Foi uma honra ser um dos escolhidos. Quando fiz o projeto, estava no primeiro ano e concorri com alunos mais experientes de cursos de computação. Espero receber essa indicação mais vezes".

28/5/2009