Três novos cursos de licenciatura da UFABC começam no próximo ano
Universidade terá nova licenciatura de ingresso e licenciaturas de formação específica em Pedagogia e Geografia em 2026
O Conselho Universitário (Consuni) da UFABC aprovou recentemente a criação de quatro novos cursos de licenciatura. Entre as novidades está a Licenciatura em Educação das Infâncias, Linguagens e Artes (LEILA), curso de ingresso que permite o acesso às licenciaturas em Pedagogia e Educação Física, que ainda não será oferecida em 2026.
Outra novidade para o próximo ano é a Licenciatura de formação específica em Geografia, a ser cursada após a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), que funciona há alguns anos na Universidade.
A LEILA terá 50 vagas, mesmo número da Licenciatura em Pedagogia; a Licenciatura em Geografia contará com 40 vagas. Haverá aumento de 70 vagas para o ingresso em licenciaturas interdisciplinares, passando de 260 para 330.
“A necessidade de expansão de oferta de cursos de formação de professores é um tema de preocupação nacional. No âmbito do Grande ABC, desde a fundação da UFABC, aparecia como demanda histórica, especialmente no que diz respeito à formação de docentes da Educação Básica”, disse Fernanda Cardoso, pró-reitora de Graduação.
“O compromisso histórico com a expansão de oferta de cursos de licenciaturas foi reafirmado a partir de ofício do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e atestado pelo PDI 2024-2033. Com base no PDI, foi lançado edital de chamada para novos cursos de licenciatura”, acrescentou.
De acordo com a professora Cardoso, “os novos cursos permitem à UFABC avançar para novas áreas de formação de professores, como para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I (casos da LEILA, da Licenciatura em Pedagogia e da Licenciatura em Educação Física), e também para o fortalecimento da Licenciatura em Ciências Humanas, que, com a Licenciatura em Geografia, passará a contar com três cursos de formação específica”.
Ingresso
As vagas na UFABC para os bacharelados e licenciaturas interdisciplinares de ingresso são preenchidas via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com base na nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), contemplando o sistema nacional de cotas. Além disso, a Universidade também dispõe de políticas específicas de ingresso voltadas para pessoas refugiadas, pessoas trans e reserva de vagas olímpicas. Também, mais recentemente, a UFABC criou o Programa de Ingresso para Egressos de Escolas Públicas do Grande ABC (PROEP-ABC), que garante reserva de vagas específicas para estudantes da rede pública da região.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais