Página inicial > Notícias > UFABC abre novas inscrições para mestrado e doutorado

UFABC abre novas inscrições para mestrado e doutorado

Publicado: Sexta, 18 de Abril de 2008, 10h06

A Universidade Federal do ABC está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) em Nanociências e Materiais Avançados (até 06/7) e em Engenharia da Informação (até 13/7). Em Física, o período de inscrições vai de 09/07 a 10/8.

Informações sobre propostas, inscrições, critérios de seleção e calendário estão disponíveis nos manuais dos respectivos cursos (abaixo).

A pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados apresenta uma única área de concentração, agregando todas as linhas de pesquisa. O curso reúne o conhecimento científico e tecnológico em especialidades que englobam pesquisas de vanguarda em Nanociência, Física, Matéria Condensada, Química do Estado Sólido e Ciência dos Materiais.

O curso de Engenharia da Informação se divide em três áreas de concentração com vínculos às respectivas linhas de pesquisa: Redes de Informação (redes de comunicação e segurança da informação), Processamento Multimídia (processamento de sinais áudio-visuais e em comunicações) e Sistemas Inteligentes (inteligência artificial e social).

A pós-graduação em Física abrange linhas de pesquisa que aliam o conhecimento científico ao tecnológico, dentro das seguintes especialidades: sistemas nano-estruturados e informação quântica, matéria condensada, partículas elementares e de campos, gravitação, cosmologia e astrofísica.

Os aprovados para ingresso que optarem por estudo em tempo integral podem concorrer a bolsas de estudo fornecidas pela própria Universidade ou por agências de fomento como a CAPES, o CNPq e a Fapesp. A UFABC tem cursos de mestrado e doutorado em andamento de Química, Física e Energia. Em breve, abrirá inscrições para mestrado em Matemática.

Manuais:
Nanociências e Materiais Avançados