Página inicial > Notícias > UFABC acolhe professores da Rede Municipal do ABC em disciplinas de graduação

UFABC acolhe professores da Rede Municipal do ABC em disciplinas de graduação

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 17h25

A Universidade Federal do ABC, por meio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR-UFABC), ampliou a parceria com o Grupo de Trabalho de Educação do Consórcio Intermunicipal do ABC indicando disciplinas de graduação para professores/as das redes municipais da Educação Básica da região.

"No final do ano passado encaminhamos para o Consórcio uma lista com disciplinas de graduação (especialmente das licenciaturas) da UFABC ofertadas no primeiro quadrimestre de 2023 que poderiam interessar aos/às professores/as da rede cursarem como 'alunos especiais'", explica Fernanda Cardoso, Pró-Reitora de Graduação da UFABC. "A ideia é oportunizar a atualização desses profissionais, estimulando a formação continuada e qualificação das pesquisas de seus interesses, assim como promover a interação crescente dos professores da rede de Educação Básica com a Universidade", complementa.

A nova parceria pode representar uma contribuição direta ao desenvolvimento da qualidade da educação básica nos 7 (sete) municípios que compõem a região do Grande ABC. É uma demanda trazida pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, que possibilita à Universidade contribuir para a formação e capacitação dos/as professores/as da educação básica.

O primeiro grupo de professores já passou pelo processo de matrícula e está cursando as disciplinas desde o último dia 6 de fevereiro. Foram recebidos 5 (cinco) professores/as da rede pública na condição de aluno especial, que hoje estão cursando 8 disciplinas de licenciaturas da UFABC. A expectativa é de que esse incentivo à vinda de professores da rede como alunos especiais de disciplinas de graduação permaneça nos próximos quadrimestres, e possa se expandir para a pós-graduação.

A formalização desta atividade de fomento é resultado de reuniões realizadas durante o ano de 2022 em que o COMFOR-UFABC, em conjunto com os coordenadores das licenciaturas interdisciplinares e coordenadores dos Programas de Residência Pedagógica e do PIBID, identificou na programação didática do primeiro quadrimestre de 2023 disciplinas que poderiam ser de interesse dos professores da rede pública da região.

Para o professor Samon Noyama, atual presidente do COMFOR, a participação do Comitê nesse processo "reforça o interesse institucional de aprofundar a relação da UFABC com a comunidade, ampliando a oferta de contribuição técnica e de formação profissional junto aos municípios próximos à universidade". O COMFOR é um órgão colegiado de caráter permanente vinculado à Pró-reitoria de Graduação, com natureza consultiva, propositiva e deliberativa, com o objetivo de integrar a política de formação de professores da educação básica.

Para saber mais sobre as condições de matrícula de alunos especiais nas disciplinas de graduação, acesse a página Aluno Especial, no site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e acompanhe os canais oficiais da UFABC.