Página inicial > Notícias > UFABC avança em posições do Ranking Internacional CWUR 2020-2021

UFABC avança em posições do Ranking Internacional CWUR 2020-2021

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 18h14

A Universidade Federal do ABC é a 16ª melhor universidade do país, segundo o Ranking CWUR 2020-2021 publicado na última segunda-feira (8), subindo quatro posições em comparação aos resultados divulgados em 2019. Dentre as universidades federais, a UFABC também logrou avanço, saindo da 15ª posição, em 2019, para a 7ª posição, em 2020.

O ranking CWUR analisa 2.000 universidades e utiliza quatro indicadores em sua metodologia: a qualidade da educação e a qualidade do corpo docente – medidos pelos prêmios de alto nível obtidos pelos alunos egressos e pelos docentes; empregabilidade dos alunos – medida pelos cargos de destaque ocupados pelos alunos egressos – ; e performance da pesquisa, dividido nos itens produção de pesquisa, citações e publicações de alta qualidade e influência.

Os rankings são atualmente utilizados como uma excelente ferramenta de análise, porém, ao ao examinar seus resultados, é imprescindível considerar a missão e o projeto pedagógico de cada universidade. Desse modo, são úteis na verificação do empenho e do progresso das instituições e podem contribuir para a avaliação sobre a melhoria em indicadores específicos.