Página inicial > Notícias > UFABC cria auxílio emergencial para estudantes em situação de maior vulnerabilidade

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 15h26

São inúmeros os impactos ocasionados pela chegada do novo coronavírus na sociedade brasileira. No âmbito da UFABC, muitas mudanças têm sido diariamente encaminhadas, e os desafios referentes à inclusão e desigualdade social, que já exigiam atenção e esforços de todas e todos nós no cenário de pré-pandemia, apresentam-se com ainda mais urgência neste momento.

Apesar de estarmos fisicamente distantes, o momento tem ampliado a necessidade de nos engajarmos e ampliarmos nossa conectividade, por meio do uso de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Nossa Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) está à frente de algumas ações que buscam contribuir para maior interação entre as pessoas e redução dos impactos ocasionados pelo necessário distanciamento social.

Recentemente, a ProAP, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), lançou o programa que incentiva doação de computadores para estudantes da UFABC e, na última quarta (22/04), divulgou a portaria que estabelece um auxílio emergencial para complementar renda de estudantes em situação de maior vulnerabilidade. A medida prevê que cerca de 800 estudantes de graduação da UFABC que hoje são atendidos na modalidade Bolsa ou Auxílio Permanência (valor atual R$ 400,00), do Programa de Bolsas e Auxílios Socioeconômicos da Universidade, recebam valor adicional de R$150,00, durante os três próximos meses.

Para o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Acácio Santos, a pandemia tem evidenciado as desigualdades de nosso país. O dirigente afirma que “o novo coronavírus segue nos desafiando ao escancarar muito do que já sabíamos em termos de desigualdades sociais, raciais, econômicas e de gênero. Sabendo a importância que os auxílios têm na permanência qualificada das(os) estudantes da UFABC, e certos de que a situação atual de sobrevivência está ainda mais agravada pelos impactos da pandemia,  resolvemos disponibilizar este auxílio emergencial e, assim, tentar reduzir parte dos impactos provocados pela COVID-19 no cotidiano das(os) estudantes e de suas famílias".

Acesse a íntegra da PORTARIA Nº 466/2020 / ProAP e saiba mais detalhes sobre o auxílio emergencial.

#NósPeloBemComum

Assessoria de Relações Públicas