Página inicial > Notícias > UFABC declara luto oficial em memória às mais de 200 mil vidas perdidas em decorrência da Covid-19

Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 14h35

Desde março de 2020, a UFABC, respaldada pela ciência, suspendeu suas atividades presenciais e tem seguido todas as recomendações sanitárias e epidemiológicas para reduzir os impactos da pandemia no Brasil, priorizando, assim, a preservação da saúde e da vida de todas as pessoas.

Infelizmente, mesmo diante de tantas evidências sobre as medidas de contenção do vírus, a ausência de ações articuladas colocou o Brasil como epicentro da pandemia e, hoje, dez meses após a notificação dos primeiros casos, o país já perdeu mais de 200 mil vidas em decorrência da Covid-19.

Em respeito a todas as vidas perdidas, a UFABC declara luto oficial de três dias a contar desta data de quinta-feira, 14 de janeiro.

A Reitoria da Universidade afirma que lamenta profundamente cada óbito e manifesta solidariedade aos familiares e amigos que tiveram de se despedir de seus entes nesses últimos meses. Também, a gestão da UFABC conclama responsabilidade coletiva das autoridades e da sociedade civil, para que sejam reforçadas as medidas de contenção da doença e para garantir que todos os brasileiros e todas as brasileiras possam, com a máxima brevidade, ser vacinados(as) gratuitamente, respeitando os devidos critérios de priorização dos grupos de risco.

Universidade Federal do ABC