Página inicial > Notícias > UFABC divulga seleção de bolsistas para Programa de Formação da Agência Nacional do Petróleo

Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 09h19

O Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) lançou edital de seleção de estudantes e pesquisadores da UFABC para especialização no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. As bolsas variam entre R$ 600,00, para Iniciação Científica, e R$ 7.750,00, para Pesquisador Visitante, e as inscrições vão até 31/07 (e 31/08 para pesquisadores visitantes).

O projeto vinculado à UFABC foca os temas de biocombustíveis e demais energias renováveis; nanotecnologia e novos materiais; e biotecnologia. Serão selecionados oito bolsistas de Iniciação Científica, três de Mestrado, um de Doutorado, um de Pós-Doutorado, além de um Pesquisador Visitante no âmbito da UFABC.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Gustavo Dalpian, “os bolsistas participantes receberão um certificado de especialização com ênfase em Ciência e Tecnologia de Biocombustíveis e Energias Renováveis chancelado pelo PRH-ANP”.

A proposta prevê uma abordagem interdisciplinar e engloba três diferentes cursos de graduação da Universidade: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), Bacharelado em Química e Biotecnologia. Na pós-graduação, os bolsistas deverão estar vinculados aos programas de Nanociências e Materiais Avançados, Ciência e Tecnologia/Química ou Biotecnociência.

A formalização do convênio com a Agência Nacional do Petróleo ocorreu em outubro de 2019, com duração prevista de cinco anos. Conta com a participação de 30 docentes da UFABC e foi selecionado em chamada da ANP com verba aproximada de R$ 3,7 milhões.

Sobre as inscrições

As inscrições vão até 31/07/2020 (e 31/08 para o edital de Pesquisador Visitante). A expectativa é que os bolsistas iniciem os trabalhos entre os meses de Setembro e Outubro desse ano. Para se inscrever, os candidatos precisam entrar em contato com um orientador cadastrado no projeto e obter sua aprovação (a lista de orientadores está disponível no Edital), bem como enviar outros documentos. As inscrições serão recebidas pela FUNDEP.

Os editais podem ser acessados no link: