Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC é a melhor Universidade pública brasileira em percepção internacional, segundo a Times Higher Education
Início do conteúdo da página

UFABC é a melhor Universidade pública brasileira em percepção internacional, segundo a Times Higher Education

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 06h58

A revista britânica Times Higher Education (THE), que coleta e analisa dados de instituições de ensino superior a nível mundial, ranqueando-as de acordo com metodologias específicas para cada modalidade publicada, divulgou na última terça-feira, 9 de março, o primeiro ranking de 2021, o Emerging Economies University.

A UFABC figura na 18ª posição entre 52 universidades brasileiras, mantendo seu desempenho em comparação ao ranking publicado em 2020, e se destaca no indicador 'percepção internacional', figurando na 2ª posição no Brasil e na 1ª entre as universidades públicas. Nesta edição, foram considerados dados até o final de 2018.

O ranking inclui apenas instituições de países ou regiões classificadas pelo The Financial Times Stock Exchange (FTSE) como “emergentes avançados”, “emergentes secundários” ou “de fronteira”; e considera os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial – THE World University Ranking – publicado em setembro de 2020, ajustando-os de forma a garantir que as universidade sejam ranqueadas de forma justa.

A percepção internacional é calculada com base na proporção de pessoal internacional – alunos e servidores – e pela colaboração em pesquisas com pelo menos um co-autor internacional. Com base nos dados submetidos ao ranking, aproximadamente 11% dos docentes da UFABC são estrangeiros. A Universidade incentiva a contratação de professores com experiência internacional e a realização de estudos no exterior para servidores contratados.

 

Assessoria de Relações Internacionais da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página