Página inicial > Notícias > UFABC é a 7ª melhor Universidade do Brasil e a 13ª da América Latina

UFABC é a 7ª melhor Universidade do Brasil e a 13ª da América Latina

Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2020, 10h18

A Universidade Federal do ABC é a 13ª melhor Universidade da América Latina e a 7º melhor do Brasil de acordo com Ranking do Best Global Universities 2021, divulgado no dia 20 de outubro, pela editora norte-americana US News. No ranking geral, que classificou 1.748 universidade de 86 países, a UFABC conquistou a posição 529 avançando quatro posições em relação ao ano anterior.

Para avaliar e classificar as instituições, o US News considerou a base de dados e métricas da Clarivate Analytics InCites, ferramenta que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo todo, através da avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações.

Além disso, o US News utiliza em sua metodologia 13 indicadores e pesos definidos para avaliar o desempenho da pesquisa global. Esses indicadores consideram fatores como, a reputação de pesquisa global e regional, publicações, livros, conferências, total de citações e o seu impacto normalizado, quantidade de publicações que estão entre os 10% mais citados, colaboração internacional em nível global e nacional.

Nessa edição, a UFABC se destacou no indicador reputação de pesquisa regional, classificando-se em 42º no ranking mundial, e obteve uma boa colocação no indicador colaboração internacional relativa ao país, ficando na 28º posição. Além do ranking global, a US News divulgou a classificação por áreas de conhecimento, colocando a UFABC na posição geral 257 na área da Física, que apresenta um notável trabalho em produção científica.

Os rankings, muito além de trazer visibilidade institucional, estão sendo uma importante ferramenta de apoio para que a universidade possa analisar seus resultados e identificar seus pontos fortes e fracos, para que, constantemente, avance em ensino, pesquisa e extensão de qualidade.
Para mais informações sobre o Ranking e sua metodologia, acesse:

Assessoria de Comunicação e Imprensa e Assessoria de Relações Internacionais da UFABC