Página inicial > Notícias > UFABC e Consórcio ABC promovem seminário sobre Governança Metropolitana

UFABC e Consórcio ABC promovem seminário sobre Governança Metropolitana

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 17h41

Em regiões metropolitanas, a discussão e o planejamento sobre questões comuns como mobilidade urbana, saneamento básico e drenagem, entre outros, ganha muito mais efetividade quando é realizada em conjunto.

Para destacar a importância do trabalho integrado na gestão pública, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) promovem, na próxima quinta-feira (7/12), às 14h, o Seminário Regional sobre Governança Metropolitana.

Na abertura do encontro, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e o secretário-executivo da entidade regional, Mário Reali, vão destacar os benefícios da cooperação dos entes da Federação para um melhor planejamento e gestão de serviços comuns nas regiões metropolitanas.

A programação conta com cinco painéis temáticos: “A construção da governança metropolitana em São Paulo”, ministrada pelo Subsecretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto; “Histórico das Regiões Metropolitanas e desafios”, por Barbara Marguti, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); “Os desafios dos Planos Metropolitanos”, por Jeroen Klink, professor titular da UFABC; “A experiência do PDUI na Região Metropolitana de Maceió”, e “A visão do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste)”, por Carlos Eduardo Siqueira Abrão, diretor de Programas e Projetos da entidade.

ufabc e consorcio abc promovem seminario sobre governanca metropolitana card

Seminário Regional sobre Governança Metropolitana

Dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 15h

Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André.

Texto: Comunicação - Consórcio ABC. Adaptação: Assessoria de Cominicação e Imprensa da UFABC.