Página inicial > Notícias > UFABC e UNILAB discutem desafios de uma nova universidade

UFABC e UNILAB discutem desafios de uma nova universidade

Publicado: Segunda, 26 de Janeiro de 2009, 15h59
Representantes da UFABC e da UNILAB (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira) reuniram-se no dia 23 de janeiro para discutir os desafios enfrentados por uma nova universidade. Entre os objetivos da reunião estava apresentar o projeto pedagógico da UFABC aos membros da comissão de implantação da UNILAB.

Estiveram presentes ao encontro, entre outros, o presidente da Comissão de Implantação da 0901_unilabUNILAB, Paulo Speller; o representante da Unesco, Vincent Defourny; o reitor da UFABC, Adalberto Fazzio; a secretária da Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci; e os professores da Universidade Federal do Mato Grosso, Matilde Crudo, Marinês Marques, Cleusa Zamparoni e Silas Monteiro.

A UNILAB, cujo projeto de criação tramita no Congresso desde agosto de 2008, deve iniciar suas atividades em 2010. A universidade terá como sede a cidade de Redenção, no Ceará. Seus cursos girarão em torno de cinco áreas básicas: saúde, ciências agrárias, formação de professores, gestão e petróleo e gás.

Modelo
Segundo Defourny, a experiência da UFABC "é relevante para o aprendizado de como montar uma universidade diferenciada". Para ele, uma instituição de ensino deve ter uma abordagem mais global, pensando de uma forma mais ampla. "O professor não pode ser um mero replicador de modelos. Ele tem de ser parte de uma proposta nova", avalia.

"A vocação da UNILAB é criar pontes. É um formato de cooperação mundial e uma forma de trabalharmos juntos, seja com Portugal, Timor Leste ou Brasil", completa. Defourny disse acreditar que a nova universidade dará aos países africanos a oportunidade de se conectarem com o Brasil. "Todos têm muito a ganhar. O Brasil pode se abrir à realidade africana, porque se ficamos sozinhos somos pouca coisa. Juntos somos mais fortes".

Speller considerou positivo o resultado da reunião. Para ele, a troca de experiência com a UFABC foi de grande valia para a UNILAB. "Viemos aqui conhecer o projeto pedagógico da UFABC e ouvir um balanço da sua implantação. Sabemos que implantar um novo projeto pedagógico implica dificuldades", disse. "O BCT (Bacharelado de Ciência e Tecnologia) nos dá lições de como estruturar o nosso projeto", completou.

26/1/2009