Página inicial > Notícias > UFABC é premiada por ações de segurança no trabalho

UFABC é premiada por ações de segurança no trabalho

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2021, 16h46

Trabalho da Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho (SEST) recebe prêmio por iniciativa institucional.

A ação Avaliações Ambientais nas Intermediações do Hospital de Campanha da UFABC*, sob coordenação da Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho da Divisão de Qualidade de Vida (DSQV), da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE), conquistou o Prêmio Proteção Brasil 2021 na categoria "Temas - Ações Institucionais Voltadas à SST". Promovido pela Revista Proteção desde 2005, essa premiação busca reconhecer iniciativas que apresentem melhorias nas condições de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e cultura da prevenção. A cerimônia de entrega ocorreu em 22 de outubro em uma das sedes da empresa promotora em Barueri.

O monitoramento do Hospital de Campanha alcançou a premiação "Ouro" na categoria em que concorreu – ao todo, 38 ações foram premiadas dentre as 112 inscritas. O trabalho na Universidade buscou identificar eventual presença do SARS-CoV-2 no entorno do ginásio e em demais dependências da UFABC para planejamento de ações e medidas preventivas. Um laboratório de agentes patogênicos da UFABC coordenado pela professora Marcia Aparecida Sperança do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) analisou as amostras coletadas no entorno do hospital de campanha da UFABC*. Durante a coleta também foi realizada a análise de outros parâmetros ambientais como: velocidade do ar, temperatura de bulbo seco, umidade, velocidade do ar, nível de dióxido de carbono (CO2), temperatura efetiva.

O projeto contou com a colaboração de duas empresas externas representadas por Gustavo Rezende de Souza, Diretor Técnico da empresa GV Segurança e Saúde Ocupacional e Reinaldo Morelli, Diretor Técnico da empresa Faster Comércio e Soluções Tecnológicas.

Diego Marin Fermino, chefe da Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho da UFABC, disse que o monitoramento ocorreu entre dezembro de 2020 e abril deste ano. Segundo ele, nenhuma das amostras coletadas nesse período detectou o vírus. O projeto terá prosseguimento para avaliação da presença do patógeno no ar dos campi à medida que ocorre o avanço das fases do plano de retomada gradual das atividades.

Além disso, o projeto tem como propósito desenvolver protocolos de detecção de SARS-CoV-2 no ar para auxiliar outras instituições e comunidades próximas a hospitais que tratam pacientes com COVID-19, pois há escassez de estudos e protocolos de monitoramento sobre este tema, que é de grande relevância no país.

Confira a lista de vencedores e integra da cerimônia de premiação.

Veja a premiação em vídeo no YouTube.

* Em 27 de julho de 2021, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santo André informou que o Hospital de Campanha da UFABC começaria a ser desativado. A remoção dos equipamentos já ocorreu e o Hospital de Campanha da UFABC está desativado desde o final de julho de 2021.