Página inicial > Notícias > UFABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC firmam convênio de pesquisa sobre reconversão industrial no ABC

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 14h40

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) firmaram um convênio de pesquisa na terça-feira (16) na sede da universidade, em Santo André, com o intuito de realizar ações de pesquisa, capacitação e análise do potencial e dos mecanismos requeridos para implementar ações de reconversão industrial na região do Grande ABC, já que a região tem o desafio de se reposicionar no cenário produtivo e tecnológico para fortalecer sua capacidade de atrair investimentos, gerar empregos, desenvolver tecnologia e inovação e ampliar seus níveis de competitividade.

Considerando que região do Grande ABC ainda abriga um dos maiores polos industriais do país, considera-se que sua estrutura e desempenho econômico detêm grande importância para o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo e do país.

O debate acerca das alternativas para reposicionamento de cadeias produtivas da região do ABC a partir da reconversão industrial qualifica a reflexão sobre os mecanismos de interesse nas esferas econômica, política e tecnológica voltados ao desenvolvimento regional.

Sob a liderança da Professora Anapatrícia Morales Vilha (CECS-UFABC), Fabio Ferreira (InovaUFABC) e Luis Paulo Bresciani (Sindicato dos Metalúrgicos) o convênio de pesquisa prevê a formação dos dirigentes sindicais. Na sequência, o trabalho será traçar um diagnóstico das indústrias da região na base metalúrgica, identificado os problemas relacionados à gestão, processos produtivos e produtos, para que então sejam propostas ações necessárias e alternativas que basearão o Programa de Reconversão Industrial do ABC.

Texto: InovaUFABC - Agência de Inovação, com adaptações da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI).