Página inicial > Notícias > UFABC e UNIFESP levam projeto de pesquisa à África do Sul

UFABC e UNIFESP levam projeto de pesquisa à África do Sul

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 14h21

Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) estiveram na University of Kwazulu-Natal, situada na cidade sul-africana de Durban, para analisar a situação local e discutir sobre a formação de professores que ensinam Ciências da Natureza nos dois países (Brasil e África do Sul). A atividade é parte do projeto de pesquisa, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulado “Análise do Ensino por Investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul”.

A pesquisa é conduzida por docentes da UFABC e da UNIFESP e conta com convênio assinado junto à universidade sul-africana. Solange Locatelli, professora da UFABC e coordenadora do estudo, explica que “iremos comparar duas realidades, buscando compreender as diferenças e similaridades, visando uma aproximação entre as universidades envolvidas”. Além de Solange, são também integrantes do projeto os professores Natália Ghilardi-Lopes e Guilherme Brockington, pela UFABC, e Leonardo Testoni e Simone Assis Martorano, por parte da UNIFESP. A equipe conta, ainda, com a colaboração de mais três pós-graduandos e três graduandos da UFABC.

ufabc e unifesp levam projeto de pesquisa a africa do sul thumb banner

A viagem à África, realizada por parte da equipe de pesquisa em fevereiro de 2023, teve como finalidade a compreensão da realidade do sistema educacional local e contou com visitas a escolas de diferentes níveis de ensino, bem como a realização de workshop para os docentes sul-africanos de Ciências da Natureza na educação básica.

Na nova etapa do projeto, os docentes sul-africanos levarão os resultados das discussões realizadas para as salas de aula. Já aqui no Brasil, a equipe organiza uma formação similar que deverá ocorrer com professores de Ciências brasileiros na UFABC. Espera-se, com isso, proporcionar momentos de reflexões sobre as práticas pedagógicas, além de possibilitar novas compreensões sobre a atuação de contextos específicos no desenvolvimento profissional docente em ambos os países.

O curso de extensão na UFABC terá início em abril de 2023, com ofertas de vagas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública. Em breve serão disponibilizadas informações detalhadas sobre as inscrições.