Página inicial > Notícias > UFABC e USP lançam livro sobre os 70 anos da Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 16h01

Ebook “70 Anos da Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951-2021): Perspectivas de Futuro” conta com o apoio da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados.

Professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) lançam no dia 14 de dezembro o livro “70 Anos da Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados (1951-2021): Perspectivas de Futuro”. Com a organização dos professores André de Carvalho Ramos (USP), Gilberto M. A. Rodrigues (UFABC) e Guilherme Assis de Almeida (USP), o livro atualiza com reflexões atuais sobre a importância da Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951, apresentando os principais desafios verificados por diversos autores que compõe a obra.

O livro foi dividido em três partes, refletindo os avanços das discussões sobre refúgio no Brasil. Na primeira parte, os autores discutem as questões de conceitualização do refúgio e suas instituições. Na segunda parte, discute-se a implementação da Convenção no Brasil e, por fim, na terceira parte, procura-se destacar os principais desafios contemporâneos.

O ebook está disponível gratuitamente para download em página do site do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) - Brasil.

Texto: Assessoria de Comunicação - ACNUR Brasil. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC.