Página inicial > Notícias > UFABC, em parceria com Federais Paulistas, promove debate no Dia de Luta pela Democracia Brasileira

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 17h53

O dia 5 de outubro, que marca o aniversário da promulgação da Constituição Federal, ganhou um significado adicional: o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Esta foi uma iniciativa, liderada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras entidades científicas e da sociedade civil, também foi incorporada ao calendário das Instituições de Ensino Federais do Estado de São Paulo.

Para enriquecer o debate sobre os valores e princípios democráticos, as instituições de ensino Federais do estado de São Paulo promoverão uma Mesa-Redonda sobre o "Dia de Luta pela Democracia Brasileira" no dia 5 de outubro, a partir das 17 horas. Os participantes da mesa-redonda incluem:

Alessandra Teixeira, professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC);

Henrique Zoqui Martins Parra, professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);

Rafael Alves Scarazzati, professor e pró-reitor de Extensão e Cultura (IFSP);

Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento será transmitido ao vivo no canal oficial das quatro instituições. Para acompanhar pelo canal da UFABC, acesse: https://www.youtube.com/@ufabcoficial

Esta é uma atividade nacional, com o apoio de várias instituições, incluindo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), universidades públicas, institutos Federais e Centros Federais de Ensino. Uma mesa redonda nacional exclusiva sobre o tema está programada para ocorrer das 14 às 16 horas, juntamente com várias outras atividades organizadas pelas entidades participantes. A programação completa das universidades e institutos federais estará disponível no site da Andifes.

Segundo a Andifes, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira nasceu da necessidade de conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, sobre os fundamentos essenciais da democracia diante dos desafios relacionados à ditadura, tortura e censura. Em um regime democrático, os direitos como liberdade de expressão, manifestação, locomoção e acesso à justiça são garantidos e devem ser fortalecidos.

Texto adaptado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC a partir de publicação original realizada pela UFSCAR