Página inicial > Notícias > UFABC, em parceria com outras 7 universidades públicas, promove curso sobre Saúde Mental e Psicanálise no contexto universitário

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 16h23

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com outras sete instituições públicas de ensino superior brasileiras, está oferecendo o curso "Psicanálise e saúde mental na Universidade: políticas de vida, escuta e sobrevivência psíquica em tempos sombrios". As inscrições estão abertas e podem ser feitas online no período de 3 de agosto a 13 de setembro.

Esta iniciativa compõe uma das iniciativas coletivas interinstitucionais que buscam, por meio de ações e debates, lidar com as questões de saúde mental no contexto universitário. O curso tem o objetivo de apresentar e debater as descobertas da pesquisa multicêntrica de mesmo nome, desenvolvida por um grupo interdisciplinar de docentes-pesquisadores de instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil, Argentina e França. Destina-se a todas as pessoas em aprofundar o diálogo e compartilhar experiências acerca do tema da saúde mental nas universidades.

A partir dessa interação de aprendizado pretende-se gerar compreensões mais profundas das expressões de sofrimento psíquico e mal-estar na comunidade acadêmica, em particular entre os estudantes, tendo em vista as estatísticas de evasão e questões psicopatológicas neste grupo. A ideia é que essa compreensão aprofundada das raízes do mal-estar na relação educacional possa subsidiar a formulação de estratégias e políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental no ambiente universitário.

O curso é promovido pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre os docentes responsáveis estão Rose Gurski, da UFRGA e USP; Miriam Debrieux Rosa, da USP; e Luciana Gageiro Coutinho, da UFF. Além disso, haverá a contribuição de docentes participantes, como Anna Carolina Lo Bianco, da UFRJ; Andrea Guerra, da UFMG; Bárbara Dias, da UFPA; Cláudia Andrade, da UNIRIO; Kelly Brandão, da UNICAMP; Silvio Carneiro, da UFABC; Ilaria Pirone, da Universidade de Paris; e Perla Zelmanovich, da Universidade de Buenos Aires.

ufabc em parceria com outras 7 universidades publicas promovem curso sobre saude mental e psicanalise no contexto universitario thumb cartaz

O programa do evento inclui um encontro de abertura no dia 15 de setembro, no Instituto de Psicologia da USP, com possibilidade de participação remota. Os outros 3 (três) encontros do curso serão on-line, com datas marcadas para 22 e 29 de setembro, bem como 6 de outubro de 2023. Cada sessão abordará temas relevantes para o contexto da saúde mental na universidade, como a história da universidade no Brasil, o mal-estar na vida acadêmica sob uma perspectiva sociopolítica e os dispositivos clínico-políticos que influenciam o laço social no ambiente universitário.

As pessoas interessadas em participar do curso podem se inscrever por meio do formulário online até o dia 13 de setembro.

O curso oferece um total de 20 vagas, proporcionando uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre a saúde mental no contexto universitário e contribuir para a construção de políticas mais eficazes nessa área.

Para mais informações e detalhes sobre o programa completo do curso, acesse a página disponibilizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC (PROAP).