Página inicial > Notícias > UFABC oferece curso gratuito para mulheres egressas do sistema prisional

UFABC oferece curso gratuito para mulheres egressas do sistema prisional

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 17h02

A Universidade Federal do ABC abriu as inscrições para o curso gratuito e online “Educação transforma, liberta e emancipa vidas”. Destinado a ex-detentas, mulheres que tenham familiares aprisionados e jovens que tenham cumprido medida no sistema socioeducativo, o curso tem como objetivo fornecer a essas mulheres elementos que contribuam para o desenvolvimento de sua autonomia e emancipação.

"Esperamos que seja possível o aprimoramento da narrativa e ou da escrita e, também, do acesso a conhecimentos acerca dos mecanismos jurídicos, que possibilitem que elas, na condição de sobreviventes do sistema prisional, busquem instituições e órgãos que ofereçam apoio no que diz respeito à regularização de documentos, a retirada de dúvidas sobre as multas pecuniárias, a regularização do título de eleitor", explica Rosângela Teixeira, doutoranda do Programa de Ciências Humanas e Sociais da UFABC e uma das docentes do projeto.

São ofertadas 40 vagas e as inscrições ocorrem até o dia 23/05 por meio do site do curso. As aulas serão realizadas aos sábados das 10h às 13h, e contemplarão aulas teóricas envolvendo temáticas de raça, gênero e classe social, e oficinas que abordem práticas jurídicas e jornalísticas.

O curso de extensão foi desenvolvido por profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento sob a coordenação da professora Dra. Camila Nunes Dias e realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC e do coletivo de pesquisa Seviju/UFABC (Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça). Conta também com o apoio de entidades como Libertas, Amparar, Nós Por Nós, Nova Rota Inclusão Pela Educação, Responsa e Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFABC.

"O ponto central do curso é abrir as portas da universidade pública para as pessoas egressas do sistema prisional. Porque a universidade pública é de todos, para todos e ela só cumpre o seu objetivo enquanto tal quando estiver efetivamente acessível à todas e todos", pontua a professora Camila.

Para mais informações sobre o curso, inscrições, prazos ou cronograma acesse o site https://cursoliberta.wixsite.com/ufabc.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC