Página inicial > Notícias > UFABC oferecerá nova modalidade de bolsa de iniciação científica

UFABC oferecerá nova modalidade de bolsa de iniciação científica

Publicado: Quinta, 22 de Março de 2012, 17h53
A Universidade Federal do ABC, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, associou-se à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para oferecer aos alunos oportunidades no programa "Jovens Talentos para a Ciência" (JTC).
O programa visa incentivar a iniciação científica entre estudantes de graduação de diversas áreas do conhecimento.  A imersão dos alunos ingressantes no mundo da ciência não é uma preocupação nova na UFABC, que já oferece desde 2006 um programa de iniciação científica semelhante, o "Pesquisando Desde o Primeiro Dia" (PDPD). Destinado a alunos do primeiro ano, o PDPD tem como objetivo acelerar a formação de jovens pesquisadores e incluir os estudantes desde cedo nas atividades de pesquisa científica. O programa JTC vai complementar o programa PDPD já em funcionamento na UFABC.

Uma aposta que gera resultados

Fruto do programa de iniciação científica da UFABC, alunos estão tendo oportunidades de participar de eventos científicos em todo o Brasil e no exterior. É o caso da aluna Manuela Petagna, que em agosto de 2012 apresentou o artigo "Vídeo Controled Robotic Arm and Hand Project" na Conference on Graphics patterns and Images (SIBGRAPI), em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Outro exemplo do sucesso do "Pesquisando Desde o Primeiro Dia" é o aluno Lucas Galdiano Santana, que apresentou seu trabalho - um robô que simula o engatinhado de uma criança com lesão cerebral – em uma conferência nas Ilhas Canarias, na Espanha. Além dele, um projeto iniciado no PDPD pela estudante Andressa Ribeiro Pereira foi escolhido pela Fapesp para ser desenvolvido na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Como participar do "Jovens Talentos para a Ciência"

A Capes e o CNPq liberaram no dia 12 de março, as inscrições para o "Jovens Talentos para a Ciência". Serão oferecidas 6.000 bolsas para alunos ingressantes em Universidades de todo o Brasil. Para se inscrever no programa na UFABC, o estudante deve ter nota mínima de 700 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site da Pró-reitoria de Pesquisa da UFABC (http://propes.ufabc.edu.br/), no portal da Capes (www.capes.gov.br) ou pelo telefone 0800-616161.

22/03/2012