Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC para todos abre suas janelas virtuais para a comunidade
Início do conteúdo da página

UFABC para todos abre suas janelas virtuais para a comunidade

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 17h15

Evento ocorreu no formato online durante quatro dias de interação em canal oficial da UFABC no YouTube.

 

A 11ª edição do evento UFABC para todos ocorreu remotamente entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Com a impossibilidade de abrir as portas dos campi Santo André e São Bernardo do Campo, a atividade organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ocupou as janelas virtuais do canal oficial da Universidade no Youtube, para a apresentação da infraestrutura, cursos e serviços disponíveis gratuitamente a todos e todas.

Ao longo de quatro dias, as vinte e duas transmissões realizadas renderam mais de 5.600 visualizações sobre conteúdos que levaram a audiência a conferir, mesmo a distância, como a indissociabilidade entre ensino - pesquisa - extensão e cultura se concretiza na Universidade Federal do ABC.

 

Acolhimento e apresentação das políticas de ensino, pesquisa e extensão para todos e todas

As interações remotas começaram às 13 horas do dia 28 de setembro, quando o vice-reitor Wagner Carvalho destacou a importância e a longevidade do evento na história da UFABC: “A Universidade tem 14 anos de existência e já são 11 anos de UFABC para todos, sendo dez edições realizadas presencialmente e, agora, a primeira totalmente virtual”. 

Carvalho ressaltou ainda o desejo de toda a instituição em receber, assim que possível, os visitantes novamente nos seus dois campi: “Desejamos que todas e todos possam ter a oportunidade futura de estarem presencialmente em nossos campi, para conhecerem as atividades de nossos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura, bem como iniciativas de fomento ao  empreendedorismo e à interação com o setor produtivo”. 

O reitor Dácio Matheus reiterou tal anseio ao apontar o quão significativa é para o público do evento a possibilidade temporariamente suspensa de conhecer fisicamente a infraestrutura da UFABC que se concretiza em espaços privilegiados para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Antes de declarar aberto oficialmente o evento, Dácio acrescenta: “A nossa relação com a comunidade se faz não apenas por meio das ações de ensino, com a formação de cidadãos e profissionais para nosso país, mas também de pesquisa de altíssima qualidade, que nos colocam em condições de realizar atividades de extensão, com escuta e olhar atentos às demandas e aos ensinamentos trazidos por diferentes grupos sociais à academia, para, juntos, construirmos um novo patamar de conhecimento técnico-científico, político e cultural tão importante ao desenvolvimento nacional”.

Em seguida, as pró-reitoras Paula Tiba (Graduação) e Sônia Malmonge (Pesquisa), bem como os pró-reitores Acácio Santos (Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas) e Leonardo Steil (Extensão e Cultura) mediaram um momento de interação com o público tradicionalmente mais representativo do evento, a saber, estudantes de Ensino Médio interessados/as em conhecer mais sobre o ingresso na UFABC. A mesa dedicou-se à apresentação das características da graduação e da extensão, bem como das políticas institucionais de permanência e de incentivo à iniciação científica. 

 

Mais sobre a graduação e a pós-graduação para todos e todas

Ao longo da programação, coordenadores/as e representantes dos cursos de graduação e de pós-graduação apresentaram as especificidades desses percursos formativos na Universidade. Nessas ocasiões, interagiram por meio de respostas e comentários às dúvidas apresentadas pela audiência no chat do YouTube.

O tradicional espaço do evento reservado ao acolhimento de professores/as da educação básica também se converteu em uma transmissão realizada em 30 de setembro, durante a qual o Pró-Reitor Charles Morphy e o Pró-Reitor Adjunto João Paulo Gois (Pós-graduação) apresentaram possibilidades de acesso aos programas de pós-graduação da Universidade. Também sob a mediação das servidoras técnico-administrativas Maria Isabel Delcolli e Lilian Menezes, educadores/as das redes públicas que já participam de cursos de extensão da  UFABC manifestaram seu reconhecimento a essas oportunidades de formação, as quais pretendem ampliar por meio do ingresso em cursos de mestrado e doutorado da instituição.

Esse é o caso de Ariane Neves, professora de Artes da EMEF Profa. Ana Maria Alves Benetti, localizada na zona sul de São Paulo: “Em breve, quero fazer parte da pós-graduação da UFABC. Sou professora da rede pública do município de São Paulo e ensaio há muito tempo começar! Estou fazendo curso de extensão com o professor Ramatis Jacino, o segundo este ano, mas, em breve, mestrado... ​Professores da rede pública que fazem estes cursos ampliam e multiplicam o conhecimento”.

A esse respeito, Marcos Santos, diretor da EMEI Cruz e Souza, outra unidade da rede municipal paulistana, acrescenta: “Também fiz o curso com o Ramatis que contou com participação de muitos professores/as de escolas públicas. A UFABC tem contribuído muito com a democratização do ensino superior e, particularmente, com a formação de nossa categoria, por meio de cursos de extensão e oportunidades de acesso à pós-graduação”.

 

Serviços e cultura para todos e todas

O Sistema de Bibliotecas, a Editora da UFABC, bem como os coletivos e as entidades estudantis que tradicionalmente ocupam stands do evento instalados, ou no piso vermelho do campus Santo André, ou na praça cívica do campus São Bernardo do Campo, também ocuparam as janelas virtuais do YouTube para apresentarem seus serviços e projetos à comunidade.

Não faltaram tampouco as intervenções artísticas que sempre marcam o UFABC para todos, com a apresentação de projetos realizados pela instituição ou por meio de parcerias com agentes de cultura da região. A mesa de encerramento, realizada às 18 horas do dia  1º de outubro, ilustra esse diálogo, ao destacar a apresentação de flauta doce por crianças da escola de música Klavier, que se localiza no bairro do campus São Bernardo do Campo.

Sobre a participação no evento, a diretora da Klavier, Helenice Villar, declara: "Participar do encerramento do evento UFABC para Todos foi uma alegria para a Klavier! Desde 2018, temos uma parceria com a ProEC e ficamos muito felizes em contribuir, levando cultura para a Universidade e comunidade externa. Estudei em universidade pública e foi uma experiência incrível! Nossos alunos, em sua maioria, crianças e adolescentes, estarão na universidade no futuro e é muito bacana que possam vivenciar algumas experiências dentro do campus da UFABC (ou, nesse caso, virtualmente)".

Ainda durante o encerramento, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Leonardo Steil, após agradecer todas as áreas da Universidade que se engajaram na realização do evento, avaliou: “Foram quatro dias de muita interação. Tivemos uma grande participação da nossa comunidade acadêmica nesse processo e do público acompanhando nossas lives. Todo o conteúdo do evento continuará disponível aqui no nosso canal do YouTube e, a qualquer momento, todas e todos poderão assistir e conferir o que acontece na UFABC”. 

O Pró-Reitor Adjunto e coordenador da 11ª edição do UFABC para todos, Evonir Albrecht, dirigiu seus  agradecimentos especialmente à equipe da ProEC e, ao despedir-se,  ressaltou o caráter público e gratuito da Universidade Federal do ABC: "Lembrem-se: ela é pública, ela é de graça, ela é de todos. Venham fazer parte. Este ano nos encontramos virtualmente, mas nem por isso deixou de ser especial. Ano que vem, na 12ª edição, esperamos que possamos fazer o nosso evento presencial como sempre foi. Afinal de contas, o contato, o olho no olho é sempre mais mais empolgante”.

Como apontou Steil, as transmissões realizadas durante o evento podem ser acessadas por todos e todas no canal oficial da UFABC no Youtube.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página