Página inicial > Notícias > UFABC participa do curso de Atualização Métrica de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 15h02

A Universidade Federal do ABC concluiu no final de outubro sua participação no Curso de Atualização Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, desenvolvido pelo Projeto Métricas, um projeto articulado pelo Conselho de Reitores das Universidades Paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), com o apoio da Fapesp.

Iniciado em março de 2020, o curso teve por objetivo desenvolver competências e habilidades para utilização e análise crítica de métricas de desempenho acadêmico, além de empreender e liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil, que está diretamente relacionado ao compromisso das instituições com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

O conteúdo programático do curso foi delineado para dirigentes universitários e profissionais vinculados a universidades, além de jornalistas das áreas de ciência e educação, pesquisadores e outros profissionais dedicados ao aprimoramento da educação superior e da pesquisa no Brasil.

A UFABC foi representada por um grupo de 8 participantes, com representantes da Assessoria de Relações Internacionais, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, da Pró-Reitoria de Pesquisa e também do Vice-Reitor, Prof. Dr. Wagner Carvalho.

Realizado durante a pandemia do novo coronavírus, o curso, que conteria encontros presenciais para a apresentação e discussões de atividades desenvolvidas pelos participantes, foi adaptado para o formato totalmente virtual, realizando fóruns dedicados ao enfretamento da crise sanitária e aos diversos cenários por ela ocasionados.

Dentre os Fóruns realizados, o Reitor da UFABC, Prof. Dr. Dácio Matheus, foi um dos convidados na mesa intitulada “As crises de 2020 e a nova era em construção”, que debateu a construção e o papal das universidades no período pós pandemia, que necessitará de um olhar atento às demandas sociais.

Outra iniciativa impulsionada pelo curso, foi a mesa de discussões realizada em 2 de setembro de 2020, durante o II Congresso da UFABC, com a temática “Gestão de Dados, Impacto Social e Excelência Acadêmica”, mediada pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Wagner Carvalho (UFABC) e com a participação de Aluísio Cotrim Segurado (USP), Jacques Marcovitch (USP), Lidiane Cristina da Silva (Unifesp), Roniberto Morato do Amaral (UFSCar) e Teresa Dib Zambon Atvars (UNICAMP).

Essencial para que a Universidade ampliasse sua compreensão sobre indicadores e métricas de desempenho, além de aperfeiçoar sua interpretação sobre a sistemática de rankings e dados bibliométricos, o trabalho de conclusão de curso da UFABC analisou a estrutura atual que envolve os dados institucionais, e identificou as diretrizes do PDI 2013-2022 sobre o monitoramento e a análise dos rankings e avaliações, e a formulação de recomendações para as políticas da UFABC em sua busca pela excelência.

Mesmo após a apresentação do trabalho final e o encerramento do Curso de Atualização Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, a temática abordada continuará sendo objetivo de estudos e discussões, tanto por parte da UFABC, que pretende avançar com as ações propostas pelo grupo, quanto pelo Projeto Métricas, que procederá com eventos que visam o aperfeiçoamento e multiplicação do tema nas universidades.

Para mais informações sobre o Projeto métricas.edu, acesse https://metricas.usp.br/.

Assessoria de Comunicação e Imprensa e Assessoria de Relações Internacionais da UFABC