Página inicial > Notícias > UFABC promove cerimônia de homenagens e show comemorativo dos 5 anos da Universidade

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2011, 15h46
No dia 16 desse mês, a UFABC teve a grande celebração dos seus 5 anos. O vice-reitor da Universidade Gustavo Martini Dalpian iniciou a festividade declamando o quão importante é esse primeiro passo da UFABC: "Cinco anos de uma universidade são cinco horas da sua história".

vice-reitor-dalpianA bandeira da instituição, feita pela professora Raquel de Almeida Ribeiro, foi apresentada para a comunidade universitária. Logo, foram iniciados os discursos dos representantes das categorias homenageadas.

Primeiro subiu ao palco a professora Paula Homem de Mello representando os docentes, seguida pela servidora Vanessa Elena Bonfim em nome dos técnicos administrativos. Depois foi a vez da aluna Heloise Assis Fazzolari, integrante da primeira turma de discentes da Universidade. Hoje ela já é formada no Bacharelado de Ciência e Tecnologia (BC&T).

Representando o primeiro Conselho Universitário (ConsUni), o docente Sidney Jard da Silva explanou sobre a experiência nesses 5 anos da UFABC. Depois, discursaram os ex-reitores Hermano Tavares (2005-2006), Luiz Bevilacqua (2006-2008) e Adalberto Fazzio (2008-2010). Após, Monica Graner subiu ao palco para receber as homenagens para os indicados da Reitoria.

reitor-waldman_ministro-haddadVárias autoridades políticas mostraram seu entusiasmo com o aniversário da UFABC. Primeiro, o ex-prefeito de Santo André João Avamileno, o prefeito de São Bernardo Luiz Marinho e o deputado federal Vicentinho. Para fechar a cerimônia, discursaram o ministro da Educação, lembrando do crescimento das universidades federais durante os mandatos do ex-presidente Lula e do atual governo Dilma. Após, o reitor Helio Waldman lembrou todo o progresso da Universidade nesses 5 anos e os grandes feitos que a instituição já conseguiu.

ex-presidente-lula
Por último, o ex-presidente Lula subiu ao palco e se mostrou orgulhoso pela implantação de uma universidade na região do ABC, uma vez que essa é uma luta da população desde a década de 1960. Como o ex-chefe da nação frisou na cerimônia: "Sempre tive em mente que a região do ABC tinha gente capacitada como São Paulo. E precisávamos de uma universidade para todo o pessoal estudar e não precisar ir para São Paulo."

teatro-magico

Com o fim da cerimônia, teve início o show de abertura da banda mineira Onze:20, tocando suas músicas e hits já conhecidos de Michael Jackson, O Rappa e Sandra de Sá. Depois, a Infanteria, bateria da UFABC, encantou o público, celebrando sua mais recente conquista no 2º Interbatuc, promovido pela Liga Nacional de Baterias Universitárias.

Por último, o show tão esperado da trupe do Teatro Mágico, cantando músicas dos três discos, Entrada para Raros, O Segundo Ato e A Sociedade do Espetáculo. Houve apresentações de malabaristas, contorcionistas e outras atividades circenses.