Página inicial > Notícias > UFABC publica edição especial do informativo PesquisABC e reforça papel da ciência no combate à COVID-19

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 12h18

Neste período de pandemia, a UFABC tem se mantido atuante e protagonizado a discussão dos impactos do novo Coronavírus na região do ABC e no Brasil. No âmbito integrado entre pesquisa, extensão e inovação, foi de fundamental importância a criação do Comitê da Universidade Federal do ABC contra o coronavírus (Covid-19), em março deste ano, que tem apoiado uma série de ações transversais de enfrentamento, estudo e combate emergencial à Covid-19.

Após três chamadas públicas, o Comitê registrou mais de 60 projetos, que vão desde ações imediatas para desenvolver e produzir equipamentos de proteção individual (EPIs), componentes e equipamentos, passando por ações de apoio e serviços comunitários, mapeamento e monitoramento da pandemia, bem como projetos de pesquisa básica e aplicada para o estudo de aspectos da fundamentais da virologia do SARS-CoV-2 ao estudo de potenciais agentes antivirais e desenvolvimento de novos materiais que inviabilizem o vírus em superfícies diversas – todo este desenvolvimento conta com a participação de docentes, técnicos administrativos e discentes da nossa Universidade.

Sob o lema #NósPeloBemComum, as qualificadas iniciativas científicas de combate à COVID-19 produzidas e em andamento em nossa Universidade são importantes aliadas da sociedade e nos orgulham profundamente. É com muita alegria que apresentamos essa edição histórica do informativo PesquisABC, que reúne onze artigos selecionados dos projetos conduzidos pelas pesquisadoras e pelos pesquisadores da UFABC.

Acesse o PesquisABC nº 27

Desejamos uma boa leitura a todas e todos!

Cordialmente,

Assessoria de Comunicação e Imprensa e Pró-reitoria de Pesquisa