Página inicial > Notícias > UFABC publica orientações sobre as aulas e o expediente em dias de jogos da seleção brasileira na Copa Feminina de futebol

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 11h11

marta comemoracao cbf foto site ufabc

Foto: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Universidade Federal do ABC (UFABC) divulgou, nesta quarta (19), informações acerca das aulas e do expediente em dias de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, conforme as regras definidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na Portaria 3.814, de 17 de julho de 2023.

O documento estabelece orientações aos órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, acerca do expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023.

Aulas

Considerando a Portaria, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) informam que as aulas da graduação e da pós-graduação estão suspensas no turno matutino nos dias em que se realizarem os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023.

As datas para a devida reposição destas aulas serão comunicadas brevemente, tão logo sejam feitos os ajustes no calendário acadêmico.

Expediente

Sobre o expediente, a Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE) esclarece que às(aos) servidoras(es) – efetivas/os e contratadas/os por tempo determinado - e estagiárias(os) da UFABC, fica facultado, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, em caráter excepcional, alterar seus respectivos horários de expedientes da seguinte forma:

1. nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente iniciará às 11h, horário de Brasília;
  2. nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente iniciará às 12h, horário de Brasília.

Como a mencionada Portaria determina que a alteração do expediente é facultada ao(à) servidor(a) ou estagiário(a), caberá a cada unidade administrativa a gestão de seu funcionamento, possibilitando que estes optem por exercer suas atividades no horário de expediente ordinário.

As unidades administrativas deverão priorizar servidores(as) e estagiários(as) com filhos em idade escolar, quando da elaboração de suas escalas, em virtude das agendas das creches e escolas.

Na impossibilidade de cumprir a regra geral, o(a) servidor(a) ou estagiário(a) poderá optar, em consonância com a possibilidade e as escalas de sua unidade administrativa, por se ausentar pelo dia de trabalho.

Em qualquer situação é necessário assegurar a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais.

As horas não trabalhadas em virtude da alteração do expediente deverão ser compensadas no período de 1º de agosto de 2023 a 29 de dezembro de 2023. As orientações a respeito do registro e da forma de compensação serão divulgadas em breve pela SUGEPE, em comunicados internos.

Transporte intercampi

Em virtude dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo de 2023, com consequente suspensão parcial das atividades acadêmicas e administrativas, a Prefeitura Universitária (PU) detalha a seguir, o horário especial de circulação do transporte universitário em dias de jogos:

• Dia 24/07 (segunda-feira) e eventuais datas de Jogos do Brasil das 08:00 às 10:00: Funcionamento a partir da Linha 1 (ciclo 6:45 a 07:20) até Linha 2 (ciclo 06:55 a 07:30), e após o período de suspensão, o funcionamento retorna a partir da Linha 4 (ciclo 10:31 a 11:43) até a última linha do noturno Linha 1 (ciclo 23:39 a 23:45);
  • Dias 29/07 (sábado) e 02/08 (Quarta-feira) e eventuais datas de Jogos do Brasil das 07:00 às 09:00: Funcionamento a partir da Linha 1 (ciclo 09:31 a 10:44) até última linha do noturno Linha 1 (ciclo 23:39 a 23:45) nos dias da semana e a partir da Linha 2 (ciclo 10:50 a 12:31) até o último ciclo do dia - Linha 3 (ciclo 14:00 a 14:28) aos sábados.

Consulte os horários dos ônibus em página no site da PU.

Assessoria de Comunicação e Imprensa, com informações da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE) e da Prefeitura Universitária (PU).