Página inicial > Notícias > UFABC realiza o XII Encontro de Iniciação Científica

UFABC realiza o XII Encontro de Iniciação Científica

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 16h11

Organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em conjunto com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o XII Encontro de Iniciação Científica foi realizado entre os dias 07 e 11 de novembro sob o tema “Ética e Ciência: Desafios para a Iniciação Científica”. O encontro contemplou outros dois eventos em sua programação: o XV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e o 17º Congresso de Iniciação Científica da USCS.

O objetivo do evento foi promover interlocução entre diversas áreas do conhecimento e entre os alunos das diferentes instituições participantes, estimular o ingresso dos discentes na carreira científica, estreitar relações com a comunidade externa e democratizar o conhecimento produzido na academia. Contou com a apresentação de trabalhos de discentes de graduação da UFABC, USCS, Metodista, Universidade de Medicina do ABC e do Instituto Federal de SP; e também de alunos do ensino médio, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq).

A cerimônia de abertura do evento, que este ano foi realizado no formato híbrido, contou com a participação do Reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, e da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS, Maria do Carmo Romeiro, representando o Reitor da instituição. Também participaram da abertura o Pró-Reitor de Pesquisa da UFABC, Wagner Alves Carvalho, o Coordenador do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio da USCS, Carlos Eduardo Bognar e a Coordenadora do Comitê do Programa de Iniciação Científica da UFABC, Juliana Tófano de Campos Leite.

Durante sua fala, o Reitor da UFABC salientou que a UFABC possui uma preocupação ética em sua produção científica bastante acentuada e que a instituição tem um “compromisso com a verdade, que vem antes mesmo do compromisso com os resultados ou com parceiros. O compromisso com a verdade, por parte de nós, cientistas, é a base para a construção do pensamento científico e do conhecimento”. E lembrou que “é neste momento, da iniciação científica, que nossos alunos e alunos, e nós mesmos, pesquisadores e pesquisadoras, reforçamos nosso compromisso com a verdade, colocando nossa argumentação à prova dos pares para que possamos, efetivamente, seguir na construção do conhecimento e no desenvolvimento da ciência”.

Logo após a abertura, a Profa. Dra. Cláudia Maria Bauzer Medeiros (Unicamp), Dra. Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego (Trujillo – Peru) e pela Universite Paris Dauphine (França), ministrou Conferência sob o tema “O ‘novo’ mundo de dados abertos”. Durante a sua apresentação, a professora alertou sobre como se engana o público e a ciência por meio de dados e informações falsas e ressaltou a ciência como um bem público e direito humano básico. O vídeo com a Conferência completa da convidada está disponível em: Programação – Encontro de Iniciação Científica.

O evento contou ainda com sessões diárias de apresentação de trabalhos dos discentes, além de duas oficinas: “Leitura e organização de textos acadêmicos” e “Escrita científica – Projeto de pesquisa e artigo”. A lista completa dos trabalhos apresentados encontra-se no mesmo link acima.

Veja algumas fotos do evento:

Marcador(es):