Página inicial > Notícias > UFABC realiza primeiro evento de 2012 sobre o novo PDI

UFABC realiza primeiro evento de 2012 sobre o novo PDI

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2012, 12h46
O primeiro evento de 2012 organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Reitoria para conduzir a produção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC para o período de 2012 a 2022 aconteceu nessa segunda-feira, 12 de março, no Câmpus Santo André da Universidade.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Eli da Veiga, professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), e Naomar Monteiro de Almeida Filho, ex-reitor e professor titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foram os convidados externos para esse encontro.

Ao longo do debate foram expostos e discutidos temas e desafios inerentes ao mundo da ciência, da tecnologia e da inovação com os quais a Universidade pode contribuir, como sustentabilidade, energia, saúde, alimentação e desenvolvimento social, além dos fundamentos das áreas do conhecimento com as quais a UFABC se ocupa e das que pode vir a se ocupar. Enfatizou-se, também, a importância da primazia pela excelência acadêmica – um dos valores prioritários para a UFABC, ao lado da interdisciplinaridade e da inclusão social –, não apenas na pesquisa, mas também no ensino, por meio da captação e da formação dos melhores alunos, considerando o poder do impacto que sua atuação pode causar na sociedade.

Diversos outros assuntos foram objeto de reflexão e diálogo, que continuará, agora em ambiente virtual, a partir da publicação no site http://pdi.ufabc.edu.br, em 26 de março, de um texto-síntese sobre o evento do dia 12. Convidamos toda a comunidade universitária a visitá-lo e a participar do fórum eletrônico que será aberto futuramente, cujo objetivo é a elaboração coletiva de parte do conteúdo do documento final, que será submetido à aprovação do Conselho Universitário no segundo semestre de 2012.

O próximo evento referente ao tema "Desafios para o futuro" – um debate sobre os desafios do Brasil contemporâneo e o papel da universidade, da ciência e da tecnologia, com a participação de Helena Bonciani Nader, Presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Marcio Pochmann, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Newton Lima Neto, Deputado Federal – será realizado no dia 26 de março, a partir das 14h, no auditório 112-0 do Câmpus Santo André da UFABC. Participe!

15/03/2012