Página inicial > Notícias > UFABC recebe prêmio Kurt Politzer com pesquisa sobre a doença de Chagas

UFABC recebe prêmio Kurt Politzer com pesquisa sobre a doença de Chagas

Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 10h08

A Universidade Federal do ABC foi condecorada, no último dia 3 de dezembro, com o prêmio Kurt Politzer da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), na categoria “Pesquisador”. Lançado em 2001, o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área de química no país, reconhecendo projetos de inovação tecnológica que demonstrem inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores.

A categoria “Pesquisador” reconhece pesquisadores e pesquisas que tenham desenvolvido projetos de química com alto potencial de aplicação industrial. Coordenada pelos professores Dalmo Mandelli, João H. Ghilardi Lago, Cédric R. N. Fischmeister e Christian Bruneau (da Université de Rennes) a pesquisa vencedora, intitulada “Derivados de produtos naturais – novas moléculas ativas e com baixa toxicidade contra a doença de Chagas – uma síntese simples e ambientalmente correta" apresenta novas moléculas que atuam contra o protozoário Trypanosoma Cruzi, causador da doença de Chagas.

Contra essa doença, atualmente, existem apenas dois medicamentos principais (benznidazol e nifurtimox), que não são totalmente eficientes e possuem o agravante de gerar efeitos adversos ao paciente (por este motivo o nifurtimox foi descontinuado no Brasil nos anos 1980). A doença de Chagas apresenta grande prevalência no Brasil e na América Latina. Em todo o mundo, estima-se que cerca de seis a sete milhões de pessoas estejam infectadas com Trypanosoma cruzi, agente causador da doença, sendo endêmica em cerca de 20 países.

Também participam do projeto vencedor os pesquisadores André G. Tempone Cardoso e Thaís Alves da Costa. A parte experimental foi desenvolvida pela pós-doutoranda da UFABC, Thalita Soares Galhardo, que realizou estágio na Université de Rennes.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC