Página inicial > Notícias > UFABC recepciona ingressantes de 2022 com Aula Magna da professora Margareth Pretti Dalcolmo

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 14h31

A Universidade Federal do ABC realiza no próximo dia 21 de setembro, às 10h, no Campus São Bernardo, aula magna com a Profa. Dra. Margareth Pretti Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e pneumologista. A atividade, dedicada a toda a comunidade acadêmica, marca o início de um novo quadrimestre e o ingresso dos novos estudantes de graduação na instituição.

Popularmente conhecida por diversas intervenções nas emissoras de TV e rádio e nos jornais nos últimos dois anos, período em que esclareceu dúvidas e informou sobre a pandemia de Covid-19 de maneira clara e objetiva. Dona de uma sólida carreira acadêmica, ela é hoje uma referência nacional na medicina e na ciência.

UFABC recepciona ingressantes de 2022 com Aula Magna da profa Margareth Pretti Dalcolmo

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dalcolmo é pesquisadora sênior da Fiocruz e foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o período de 2022 a 2024. A pneumologista recentemente foi eleita para a Academia Nacional de Medicina, também é membro das sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e do Steering Committee do Grupo RESIST TB da Boston Medical School. Ela integra o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde - OMS (Expert Group for Essential Medicines List), reconduzida em mandato até 2026, e faz parte do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Tem mais de 100 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.

Aula Magna para ingressantes 2022

Palestrante: Profa. Dra. Margareth Pretti Dalcolmo

Tema: Pandemia da Covid-19: impacto na ciência e saúde

Data: 21 de setembro de 2022, às 10 horas, no Auditório 001 do Bloco Beta, Campus São Bernardo do Campo (Alameda da Universidade, s/nº - Bairro Anchieta).