Página inicial > Notícias > UFABC recepciona professores aprovados em concurso

UFABC recepciona professores aprovados em concurso

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2006, 00h00

A Universidade Federal do ABC realizou uma cerimônia para recepcionar os professores que comporão a equipe de docentes da instituição. O objetivo do evento, que ocorreu no auditório do IMES em São Caetano do Sul, foi apresentar particularidades do projeto de formação da universidade e oferecer informações sobre os trâmites e as etapas para posse e posterior exercício das atividades acadêmicas. Os dados foram mostrados por reitores, diretores e funcionários de diversas áreas da Universidade.

O concurso público para preenchimento dos cargos de professores da UFABC apresentou 677 inscrições. A avaliação dos concorrentes foi realizada por 72 pesquisadores e cientistas oriundos de instituições como: Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), Universidade do Estado de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), dentre outras instituições. Os avaliadores se dividiram em 24 bancas que escolheram os primeiros 95 professores da nova universidade. Entre as exigências para participar do processo seletivo estava a apresentação do título de doutorado e de um projeto de pesquisa. Isso significa que a UFABC será a primeira instituição de ensino superior do Brasil com a totalidade de seus docentes doutorados.

Oportunidade Única

Na abertura da recepção que o ocorreu no IMES, o reitor da UFABC, professor Hermano de Medeiros Ferreira Tavares, disse aos novos professores que a nova universidade começa a corrigir uma distorção grave na distribuição regional das escolas federais de ensino superior, já que o Estado de São Paulo, responsável por mais de 30% do PIB nacional, possui apenas 1,2% das vagas das universidades federais. O reitor afirmou que a nova instituição representa uma chance única de construção de uma filosofia de ensino inovadora e voltada à pesquisa e para o futuro. O reitor disse que a UFABC assume compromisso com o desenvolvimento nacional e de promover ações para democratizar o acesso ao ensino público de qualidade.

O encerramento da recepção ocorreu com o discurso do vice-reitor e um dos idealizadores do projeto de constituição da primeira universidade pública da Região do ABC, o professor Luiz Bevilacqua, que ressaltou aos docentes da universidade a importância cada vez maior do conhecimento no mundo globalizado. Ele ressaltou que o modelo de interdisciplinaridade da UFABC atende as exigências para formação de profissionais habilitados a definir um futuro profissional, concatenados com o mundo contemporâneo. O vice-reitor exaltou os novos professores a acreditarem em suas potencialidades e a adotarem uma postura ousada na formação dos alunos da nova universidade.

UFABC