Página inicial > Notícias > UFABC sedia evento sobre relação entre empreendedorismo e universidades

UFABC sedia evento sobre relação entre empreendedorismo e universidades

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 11h13

A UFABC sediou, entre os últimos dias 17 e 19 de outubro, o 1º Congresso Internacional de Universidades Empreendedoras. O evento foi planejado para discutir o papel das instituições com esse perfil na inovação em produtos e serviços nos setores público e privado, entre outras temáticas.

Idealizador do evento, o professor Ricardo Reolon conta que teve a ideia do congresso durante pós-doutorado na Universidade do Texas, em Austin, em 2020 e 2021. De acordo com ele, a UFABC atrai com o evento “palestras de alto nível de acadêmicos internacionais e brasileiros”. Ainda segundo o professor, o congresso traz “visibilidade, relevância para a região, aprendizado e protagonismo”.

ufabc sedia evento sobre relacao entre empreendedorismo e universidades foto 02 via linkedin

Foto: Reprodução LinkedIn.

Para o reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, o congresso dá duas oportunidades à Universidade. “A primeira é a divulgação do projeto pedagógico e das nossas ações empreendedoras. Esta é uma instituição empreendedora desde que foi criada. Outro aspecto é a troca de experiências internacionais a respeito da atuação das universidades no processo de desenvolvimento dos países”.

Ele avalia que a UFABC está no caminho certo ao se aproximar do setor produtivo, do comércio e das instituições públicas, “contribuindo com políticas de cunho econômico e social”. Ainda de acordo com o professor, as estratégias de inovação da Universidade “permitem contribuições tanto para o desenvolvimento regional quanto nacional”.

Durante sua fala, que abriu o congresso, Matheus explicou os temas basilares que norteiam os avanços da UFABC. “Temos a interdisciplinaridade como eixo estruturante do nosso projeto pedagógico, porque não é possível achar soluções com apenas uma visão”, afirmou.

Falando logo após o reitor, o acadêmico francês Florent Pratlong apresentou o atual nível das relações entre empreendedorismo e as instituições de ensino superior na França. De acordo com ele, a legislação favorece uma cultura empreendedora no seu país. “Antes, pensávamos em treinar os alunos para se tornarem empreendedores, mas agora estimulamos o florescimento de um espírito empreendedor”, afirmou.

ufabc sedia evento sobre relacao entre empreendedorismo e universidades foto 01 via linkedin

Foto: Reprodução LinkedIn.

Associado ao congresso, o ENAPI (Encontro Nacional de Ambientes Promotores de Inovação) ocorreu no segundo dia (18) sob organização do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas e, segundo texto publicado em rede social, teve como intuito fortalecer “ainda mais os movimentos de integração dos ambientes promotores da inovação, os trazendo para um novo campo de oportunidades, mais inclusivo, diverso e impactante”.

ufabc sedia evento sobre relacao entre empreendedorismo e universidades foto 03 via linkedin

Foto: Reprodução LinkedIn.

O professor Ricardo Reolon planeja tornar o congresso bienal, prevendo a próxima edição do evento para 2025, também na UFABC.

Marcador(es):