Página inicial > Notícias > UFABC será polo do curso de graduação de Letras Libras promovido pela UFSC

UFABC será polo do curso de graduação de Letras Libras promovido pela UFSC

Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 11h28

Em 2022, a UFABC será polo do curso de graduação de Letras Libras promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A ampliação da formação em Letras Libras nas universidades públicas brasileiras está alinhada às discussões sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, em especial ao decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e define as modalidades de assistência estudantil, incluindo o acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

Vagas: Serão oferecidas 30 vagas para o curso de Licenciatura (formação de professores de Libras) e 30 vagas para o curso de Bacharelado (formação de Tradutores Intérpretes de Libras - Língua Portuguesa)

Identificação do curso: Graduação em Letras, habilitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Títulos ofertados: Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras

Pré-requisito: Fluência em Libras (o processo seletivo e o curso demandam domínio de Libras).

Perfil do Licenciado: Profissional apto para atuar como professor de Libras nos diferentes níveis de ensino, tanto na docência da sua área de competência quanto na gestão do trabalho educativo. O campo de atuação do licenciado é no ensino de Libras como L1 e L2.

Perfil do Bacharel: Profissional apto para atuar como Tradutor e como Intérprete de Libras em diferentes contextos sociais.

Modalidade: O curso será oferecido em modalidade semipresencial e acontecerá aos sábados das 8h às 18h, quinzenalmente, no campus de Santo André da Universidade Federal do ABC*.

Processo seletivo: A previsão é de que a prova de seleção ocorra em 13 março de 2022 e de que as inscrições sejam abertas em dezembro de 2021.

A coordenação desta iniciativa está a cargo da Profa. Dra. Claudia Regina Vieira, da Profa. Dra. Kate Mamhy Oliveira Kumada e da Profa. Dra. Patricia Cristina Pereira (professora-visitante), docentes da área de libras do ​​Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC. Em caso de dúvidas e outras informações, entre em contato com a Profa. Dra. Claudia Regina Vieira: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

* Observação: A UFABC atualmente está na fase 01 do Plano de retomada gradual das atividades presenciais, fase esta que já permite a realização de atividades presenciais nos campi da Universidade. No entanto, o oferecimento deste curso em formato semipresencial, dependerá dos indicadores epidemiológicos referentes à pandemia de Covid-19, que determinam a mudança das fases do plano.

Atualização em 09/05/2022: Publicação do Edital: 17/05/2022. Prova: 31/07/2022.

A organização divulga pesquisa prévia para quantificar as pessoas interessadas no curso: ufabc.net.br/pesquisaletraslibras.