Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC, Sesc Santo André e outros órgãos e instituições realizam o 3º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC
Início do conteúdo da página

UFABC, Sesc Santo André e outros órgãos e instituições realizam o 3º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 11h05

O evento, realizado em ambiente digital, pretende reunir diversos profissionais que atuam na área, além de pesquisadores e colaboradores que representem as diferentes ações realizadas na região.

3 simposio esporte e lazer grande abc 2021 ufbac site thumb previa

De 1 a 4 de dezembro, a Universidade Federal do ABC, em parceria com a Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e com apoio do Sesc Santo André, Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema e Secretaria de Esporte e Cultura de Mauá, realiza o 3º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC: Tecendo Conexões em Rede.

A primeira edição, realizada em 2019, surgiu da busca por um amplo debate entre profissionais da área de Esporte e Lazer, pela valorização desses temas enquanto direitos sociais e elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, seja pelo aspecto educacional e formativo, seja pelo viés de desenvolvimento profissional e econômico.

Realizado em 2020, primeiro ano de enfrentamento à pandemia de Covid-19, o 2º Simpósio de Esporte e Lazer do ABC abordou os impactos e desafios para promoção do esporte, do lazer e da qualidade de vida dentro de um inesperado contexto imposto pelo isolamento social.

Objetivo

Em sua terceira edição, o Simpósio busca estreitar ainda mais os laços entre as cidades, fortalecendo as iniciativas que estimulam a gestão em redes, ampliando a diversidade e assegurando o respeito às diferenças. A exemplo do ano passado, a programação desta edição será ofertada no ambiente digital, o que permite contar com a participação de grandes nomes ligados à área e de outros profissionais e estudantes que também podem inscrever seus trabalhos e projetos, possibilitando uma ampla troca de conhecimentos sobre as práticas e buscando consolidar o acesso ao esporte e ao lazer.

Com o objetivo de estabelecer contato com pesquisadores e docentes das Universidades da região, especialmente aqueles com afinidade à área do esporte e do lazer, o Simpósio oferece um espaço para compartilhar conhecimento por meio da apresentação de trabalhos realizados, tanto no âmbito dos cursos de graduação, especialização e pós-graduação, como também relatos de experiências profissionais na área.

Inscrições

Para participar e inscrever seus trabalhos, autores dos projetos se comprometem com a veracidade das informações apresentadas, bem como com a originalidade do texto. Os trabalhos aceitos farão uma apresentação pública em Powerpoint, ou similar, de forma virtual (pela plataforma Meet) no dia 04 de dezembro, às 9h, horário de Brasília. Cada trabalho terá até 10 minutos de apresentação, mais 5 minutos de arguição do avaliador. Os dois melhores trabalhos avaliados serão convidados a publicar na Revista de Atenção à Saúde (RAS).

Em relação ao desenvolvimento do Simpósio, o diferencial reside na participação de estudiosos da área com a participação em palestras e mesa temáticas. O evento contará também, com a oferta gratuita de minicursos, ministrados por profissionais vinculados às Secretarias Municipais de Esporte e Lazer da região do ABC.

Profissionais e estudantes interessados em participar das mesas podem se inscrever em: https://simposioesporteelazer.blogspot.com/p/faca-sua-inscricao.html

Programação

Dia 1/12, quarta-feira

9h45 – Falas de Abertura: Representante UFABC / Representante SESC – Saudação dos representantes das Secretarias de Esporte e Universidades

10h às 12h - Conferência de Abertura: Experiência na Gestão Pública do Esporte e Lazer

Participantes:

Ricardo Leyser - Ricardo Leyser Gonçalves, administrador e cientista social, com mestrado em gestão pública, atuou durante 16 anos na gestão pública do esporte na Prefeitura do Município de São Paulo e no Ministério do Esporte, ocupando cargos como Chefe de Gabinete, Secretário Nacional de Esporte Educacional, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Secretário Executivo e Ministro Interino. Teve papel chave na realização dos principais eventos esportivos do país: GP Brasil de Fórmula 1, Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Jogos Militares Rio 2011, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, entre outros. Atuou como consultor das Nações Unidas junto ao Governo Peruano na preparação dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. É Membro Independente do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil.

Rodrigo Barbosa Terra - Professor de Educação Física, mestre em Educação, doutor em Ciência do Exercício do Esporte. Presidiu a Fundação Estadual de Esporte e Lazer de MS e foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer do estado de Mato Grosso do Sul. Foi Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte e Lazer e foi membro do Conselho Nacional de Esportes. E, de 2017 a 2020, foi diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande/MS e Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Campo Grande. É Faixa Preta de Karatê 5º Dan e foi Técnico da Seleção Brasileira de Karatê no período de 2006 a 2012 onde conquistou diversos títulos internacionais. Rodrigo Terra também é membro imortal da Academia Brasileira de Educação Física. Foi escolhido para representar o Estado de Mato Grosso do Sul e assumiu a cadeira número 11, ocupando uma das 35 existentes. Entre as áreas de atividade, atua em ciências políticas e políticas públicas e tem formações em gestão e planejamento. Atualmente é Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio do município de Campo Grande/MS.

Mediação: José Luiz Ferrarezzi - Secretário de Esporte e Cultura da Cidade de Mauá.

 

14h às 16h - Apresentação de painéis - O que fazemos!

Estruturação Esportiva das Cidades do Grande ABC.

Este momento é dedicado para que as cidades do grande ABC compartilham a linha de trabalho na gestão e desenvolvimento das ações e projetos físico-esportivos.

 

16h às 18h - Fórum de gestores – O que queremos!

Neste encontro, a ideia é que os gestores públicos das cidades do grande ABC compartilhem as perspectivas e intenções e dificuldades de atuação de cada cidade no campo de desenvolvimento das ações físico-esportivas e de lazer.

Mediação: Júlio Cesar Pereira Junior - Assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico esportivo do Sesc São Paulo.

 

19h: Espetáculo Artístico

 

Dia: 2/12, quinta-feira

9h às 11h - Oficina: Princípios da Animação Sociocultural voltadas às atividades de lazer

Participantes:

Juliana Pedreschi Rodrigues - É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, com mestrado em estudos do Lazer pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Atualmente é docente da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, ministrando aulas e orientando atividades de pesquisa e extensão no Ciclo Básico, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Mudanças Social e Participação Política. Áreas de interesse: educação, animação sociocultural, lazer e desenvolvimento comunitário.

Paula Caroline de Oliveira Souza - Mestranda em Mudança Social e Participação Política e Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Trabalha com projetos regionais com temas de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Monitoria Ambiental de base comunitária. Linha de pesquisa: Animação sociocultural, Desenvolvimento Comunitário (ABCD/Asset Based Community Development), Educação não formal, Educação social, Lazer e Cultura, Sustentabilidade, Turismo de Base Comunitária, Gestão Pública, Responsabilidade Social, Redes.

 

14h às 16h – Oficina: Formação de Rede na Gestão Pública do Esporte e Lazer

Participantes:

Giselle Tavares - Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Graduação em Educação Física pela FAEFI-UFU e Doutorado em Ciências da Motricidade na UNESP Campus Rio Claro. Pós-doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias na UNESP Campus Rio Claro. Pós-doutoranda na Escola da Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do GERE - Grupo de Pesquisa sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde. Pesquisadora do LEL, LAGEL e GIEL.Presidente da Abragesp - Associação Brasileira de Gestão do Esporte.

 

16h às 18h - Palestra: Dilemas contemporâneos do Lazer: resistências e lutas frente aos desmontes dos direitos sociais

Participantes:

Marcília de Sousa Silva - Professora adjunta UFV Campus Florestal, Doutora em Estudos do Lazer/UFMG, Vice-lider do Laboratório de Pesquisas em Formação e Atuação Profissional em Lazer/Oricolé, Experiência na gestão de políticas públicas educacionais e de esporte e lazer na Prefeitura de Belo Horizonte.

Bruno Ocelli Ungheri - Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), especialista em Políticas Públicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH / UFMG), mestre e doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, líder do LAGEP (Laboratório Lazer, Gestão e Política) e do GEPOPS (Grupo de Pesquisa em Gestão, Política Pública e Sociedade). Membro do ORICOLÉ (Laboratório sobre formação e intervenção profissional em lazer) e da ANPEL (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer).

Mediação: Evandro Secco - Diretor de Educação e Formação Esportiva da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo.

 

Dia: 3/12 (6ª feira)

9h às 11h – Oficina: Lei de Incentivo ao Esporte: elaboração de projetos e captação de recursos

Participantes:

Silvana Regina Echer - Mestra em Educação pela UFBA, Especialista em Educação do Movimento pela UCS, Especialista em Mídias na Educação pela UFRGS e Especialista em Educação para a Diversidade pela UFRGS e Graduada em Educação Física pela UCS. Faz parte do grupo de pesquisa CORPO/UFBA. Há 13 anos presta serviço de consultoria para entidades esportivas, atuando na elaboração de projetos e captação de recursos para o pleito na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Sócia-proprietária da O2 Consultoria em Educação, Esporte e Lazer Ltda.

Cláudia Regina Bonalume - Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG, Mestre em Educação Física pela Unb, graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e com especialização em Educação do Movimento, pela mesma Universidade. Reside em Florianópolis. Foi Diretora de Cooperação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, atuou, também, como Diretora de Logística da Presidência da República, Secretária Executiva Adjunta e Diretora de Ações de Desenvolvimento Territorial no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Anteriormente, trabalhou no Ministério do Esporte, como coordenadora geral, diretora do Departamento de Políticas Sociais, membro suplente do Conselho Nacional do Esporte e Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer. É sócia-proprietária da O2 Consultoria em Educação, Esporte e Lazer e pesquisadora do Oricolé/UFMG.

 

14h às 16h - Oficina: Psicologia do Esporte e Exercício para o campo das políticas públicas

Participante:

Cristiano Roque Antunes Barreira - Presidiu a ABRAPESP (2017-2019), a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.Psicólogo e Professor Associado da USP, foi Diretor da EEFERP-USP (20217-2021), a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É orientador de Mestrado no Programa de Pós-Graduação da EEFERP e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

 

16h às 18h – Palestra: Pedagogia do Esporte: processos e contextos da prática esportiva

Participantes:

Riller Silva Reverdito- Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF/UFMT). É líder do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (LEAPE/UNEMAT) e Coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF/UNEMAT). Atua na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Estudos em Pedagogia do Esporte, Participação dos Jovens no Esporte e Avaliação de Impacto Social.

Mediação: Pedro Paulo Maneschy - Professor Associado e Assessor Esportivo da UFABC. Mestre em Educação pela Unimep e Doutor em Educação Física pela Unicamp.

 

Dia: 4/12, sábado

9 às 12h - Apresentação de trabalhos inscritos

Coordenação da Comissão Científica: Profa. Alessandra Nabeiro Minciotti (USCS)

 

Comissão Organizadora

  • Prof. Dr. Pedro Paulo Maneschy (UFABC)
  • Prof. Ms. Evandro Brandão Secco (SESP-SBC)
  • Profª Mdd. Tatiana Valéria Borin (UFABC)
  • Felipe Rodrigues Capilla (UFABC)
  • Prof. Eduardo Blaz Cicoti (SESC)
  • Prof. Drª Alessandra Nabeiro Minciotti (USCS)

Serviço

3º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC: Tecendo Conexões em Rede

Realização: UFABC, Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo e USCS

Apoio: Sesc Santo André, Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema e Secretaria de Esporte e Cultura de Mauá.

Datas: 1 a 4 de dezembro

Inscrições: https://simposioesporteelazer.blogspot.com/p/faca-sua-inscricao.html

Evento online • Gratuito • simposioesporteelazer.blogspot.com

Transmissão das atividades no Canal da UFABC no YouTube e no canal Cursos Esportivos, da Prefeitura de São Bernardo do Campo.


Texto: Meire Coelho / Cristiane Isidio / Letícia Gouveia - Assessoria de Imprensa SESC Santo André. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Federal do ABC (ACI UFABC).

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página