Página inicial > Notícias > UFABC sobe posições e alcança 32º lugar entre as universidades brasileiras em QS World University Rankings

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 14h33

A editora inglesa Quacquarelli Symonds (QS), mundialmente reconhecida pela publicação de rankings universitários, divulgou ontem, 11 de novembro, o maior ranking da América Latina, o Regional Ranking Latin America 2021.  A publicação avaliou o desempenho de 410 universidades mais prestigiadas na região latino-americana.

No âmbito geral, a UFABC subiu quatro posições em relação à última edição da publicação e ocupa a 114ª posição em relação a todas as universidades que integram o ranking. O Brasil está representado no ranking por 94 universidades, sendo a maioria instituições públicas. No comparativo entre as nacionais, a UFABC também subiu posições (duas) em relação a edição de 2020 e alcança o 32º lugar.

A metodologia do Ranking LATAM da QS utilizou indicadores-chave do ranking global, como reputação acadêmica, reputação do empregador e  proporção de alunos por docentes; e também considerou um conjunto de métricas de desempenho adaptados para a região, incluindo o impacto e produtividade da pesquisa, comprometimento no ensino, impacto on-line e, desde a edição de 2016/2017, internacionalização.

A UFABC destaca-se no índice de docentes com título de Doutor, obtendo a nota máxima de 100 pontos. Além disso, com 90,5 pontos, alcançou a 18ª posição geral no item artigos por docente, obtendo a 8ª posição nesse indicador dentre as universidades públicas federais.

O ranking QS atribui 30% do peso total do desempenho das universidades à reputação acadêmica. Para o Assessor de Relações Internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli, “esta metodologia tende a exaltar universidades mais antigas, tradicionais e conhecidas internacionalmente. A participação e colocação da UFABC neste ranking é uma conquista positiva para uma Universidade tão jovem.”

Para acessar o ranking na íntegra, acesse:

Assessoria de Comunicação e Imprensa e Assessoria de Relações Internacionais da UFABC