Página inicial > Notícias > UFABC utiliza supercomputador

UFABC utiliza supercomputador

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2008, 10h31

A Universidade Federal do ABC já opera seu supercomputador (Altix 4700), adquirido junto à empresa americana Silicon Graphics Inc (SGI), no segundo trimestre deste ano. Trata-se do primeiro sistema computacional de alto desempenho que a Universidade instala em seu Centro de Supercomputação. Essa infra-estrutura dará suporte aos professores da UFABC no desenvolvimento de pesquisas e estudos que exigem grande poder de processamento de dados.

O principal uso do equipamento será nos cursos de pós-graduação nos quais serão desenvolvidos projetos nas áreas de física, química, energia, nanociências, engenharias e matemática. Um dos projetos em execução, por exemplo, visa ao estudo de propriedades de nanoestruturas conhecidas como pontos quânticos (quantum dots) semicondutores. Esses microsistemas têm aplicações em células fotovoltaicas (utilizadas na captação de energia solar), spintrônica (eletrônica baseada nas propriedades individuais dos elétrons) e computação quântica.

No supercomputador da UFABC, também estão em andamento aplicações em química, como o estudo de reações em meio solvente (sistemas biológicos) e o de motores moleculares, além de pesquisas ligadas a diversos ramos das engenharias focadas pela universidade.

Quando entrou em operação em agosto, o Altix da UFABC era a máquina de maior capacidade de memória compartilhada da América Latina, possuindo em uma única estrutura 136 processadores (cores) Itanium 2 (64 bits) com 272Gb de memória RAM e mais de 15Tb de espaço disponível em disco. Há outros supercomputadores com maior capacidade de processamento no Brasil, mas operando em sistema de Cluster, ou seja, em conglomerados de máquinas interligadas em rede.

A tecnologia desenvolvida pela SGI, chamada de NUMALink, permite que o supercomputador da UFABC tenha um desempenho extraordinário em processos paralelos. Outra vantagem é que em uma única rotina, com um único processador, há possibilidade de se utilizar de toda a memória RAM do equipamento.

Essa arquitetura computacional permite aos pesquisadores e cientistas da UFABC atuar com duas estratégias de pesquisa. Uma delas é usar toda a memória compartilhada e poder de processamento em um único projeto de grande carga de dados. A outra possibilidade é rodar diversos projetos menores simultaneamente.

O Altix vai propiciar aos professores da UFABC ganho de experiência em trabalhos com tecnologia de ponta, que pode ser aproveitado em projetos científicos no Brasil e no Mundo. O Centro de Supercomputação terá conexão a redes internet de pesquisa, permitindo que cientistas de instituições nacionais e internacionais conheçam e compartilhem trabalhos, informações e idéias com os pesquisadores da UFABC.

Supercomputador da UFABC - Informações Técnicas
Fabricante: Silicon Graphics, Inc (SGI) – EUA
Modelo: Altix 4700
Memória: 272 GB