Página inicial > Notícias > Universidade avança em ranking internacional

Universidade avança em ranking internacional

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2012, 14h50
A UFABC continua subindo no ranking internacional Webometrics, que analisa anualmente mais de 20 mil universidades do mundo. Na classificação geral, a Universidade ficou na posição 1690 em janeiro de 2012, ante 2401 no ano passado e 5790 em 2010.  Essa colocação permite que a UFABC se posicione entre os 9% de universidades mais bem avaliadas do mundo.
No quesito "scholar", que mede a produtividade científica das universidades avaliadas, a posição da UFABC avançou para 1386, ou seja, dentro do grupo das melhores 7% do total de instituições aferidas.

A medição é realizada pelo Laboratório de Cibermetria da agência estatal espanhola Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Entre os objetivos desse trabalho está o monitoramento da atividade científica na internet de instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo. O Webometrics avalia a visibilidade e a produtividade das universidades com base em informações quantitativas, que são obtidas na internet por meio de sistemas e algoritmos de busca automatizados.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa, Klaus Capelle, "esse avanço no último ano reflete a intensidade e o reconhecimento do trabalho dos pesquisadores e não simplesmente o crescimento da universidade". Isso porque durante 2011 a quantidade de professores da UFABC permaneceu praticamente igual - pouco acima de 400. O pró-reitor afirma que alcançar essas posições no Webometrics mostra um grande salto nos últimos dois anos, mas que ainda não atingimos uma posição à altura das ambições e capacidades da UFABC. "Devemos trabalhar muito para melhorar ainda mais a posição da UFABC nesse e em outros rankings" – explica Klaus.

Outras informações (em inglês e espanhol): www.webometrics.info

16/02/2012