Página inicial > Notícias > Universidade Federal do ABC oferece oficinas de treino cognitivo no Câmpus SBC

Universidade Federal do ABC oferece oficinas de treino cognitivo no Câmpus SBC

Publicado: Quarta, 03 de Setembro de 2014, 14h29

A Universidade Federal do ABC, por meio da Pró-reitoria de Extensão, realiza a partir de outubro a Oficina AtivAmente. Com foco no público da terceira idade, o projeto, que ocorre no Câmpus São Bernardo, visa a ensinar atividades para exercitar a mente e, assim, promover a prevenção de doenças que afetam a saúde mental no envelhecimento.

O curso terá duração de 08 semanas. A oficina é coordenada pelas professoras Maria Teresa Carthery-Goulart  e Paula A. Tiba, do Centro de Matemática, Computação e Cognição, como parte de um conjunto de ações de extensão que visam a divulgar os avanços da Neurociência à comunidade.  As aulas propriamente serão ministradas pela professora  Maria Teresa Carthery-Goulart e pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição: Henrique Salmazo da Silva e Roberta Roque Baradel. Participam também  do projeto outros alunos de graduação e pós-graduação da UFABC (Aline Liberatto, Katarina Duarte, Anderson Cuelho, Roberto Mansani, Mateus Schalch, Carolina Piaia e Daniel Moreira).

Ao todo, foram oferecidas 30 vagas para a oficina, mas o projeto teve mais de 100 inscrições. Todos os inscritos eram maiores de 60 anos, independentes para a realização de atividades do dia a dia e não tinham conhecimento sobre problemas de sua saúde que pudessem afetar a cognição.

Nesta fase do projeto, os interessados estão sendo chamados para uma entrevista individual a fim de confirmar o seu interesse e participação.

O curso será oferecido a partir de outubro, às quartas-feiras, no período da manhã. O Câmpus São Bernardo da UFABC fica localizado na Rua Arcturus, 03 - Jardim Antares.