Página inicial > Notícias > Universidade lança edital para seleção de egressos de cursos interdisciplinares graduados pela própria UFABC e por outras universidades

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 16h50

A Universidade Federal do ABC (UFABC) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), um edital para um processo extraordinário de admissão por matrícula nos Cursos de Formação Específica. O processo tem como objetivo preencher 769 vagas remanescentes dos processos ordinários de matrícula em cursos de formação específica dos anos de 2021 e 2022.

As vagas são destinadas a bacharéis e licenciados de cursos interdisciplinares, graduados pela própria UFABC e também por outras Instituições de Ensino Superior. As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas, de 25 a 30 de julho de 2023, por meio de um formulário eletrônico disponibilizado na página ufabc.net.br/egressosinterdisciplinar.

Os cursos de formação específica contemplados neste processo seletivo incluem diversas opções, como Bacharelados em: Biotecnologia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Filosofia; Física; Matemática; Neurociência; Planejamento Territorial e Química. Há também vagas para diversos Bacharelados em Engenharia: Engenharia Aeroespacial; Engenharia Ambiental e Urbana; Engenharia Biomédica; Engenharia de Energia; Engenharia de Informação; Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica e Engenharia de Materiais. Entre as Licenciaturas, há vagas para as Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Filosofia; Física, Matemática e Química.

Os candidatos que desejam participar deste processo seletivo devem ter concluído um curso de Bacharelado ou Licenciatura Interdisciplinar, com reconhecimento ou autorização do MEC, há, no máximo, 10 anos. Os candidatos que concluíram cursos interdisciplinares na UFABC não podem possuir vínculo regular com a graduação da universidade no momento da solicitação de matrícula por este processo seletivo.

As vagas disponíveis serão preenchidas primeiramente pelos melhores classificados que concluíram um curso interdisciplinar na própria UFABC ou o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Posteriormente, as vagas restantes serão ocupadas conforme a classificação dos demais candidatos, utilizando uma fórmula de pontuação específica.

Os candidatos aprovados por este processo seletivo passarão a ser discentes com matrícula regular na UFABC e deverão seguir todas as normativas e disposições aplicáveis ao corpo discente da graduação. Além disso, poderão solicitar o aproveitamento de estudos realizados na instituição de origem, seguindo as normas internas vigentes.

A UFABC destaca a importância da leitura completa do edital e a observância dos prazos e procedimentos para inscrição e solicitação de matrícula. Dúvidas sobre o processo seletivo deverão ser encaminhada para o e-mail da Divisão Acadêmica da PROGRAD: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..