Universidade promove encontro sobre fundos patrimoniais como suporte financeiro no ensino superior

A Reitoria promoveu o seminário "Fundos Patrimoniais e Perspectivas para a UFABC", que debateu o papel dessas organizações no fortalecimento da autonomia universitária e como meio para viabilizar recursos complementares para instituições públicas de ensino superior. A iniciativa ocorreu no contexto das diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC (PDI - 2024-2033) e da regulamentação dos fundos patrimoniais no Brasil pela Lei 13.800 (2019). O encontro aconteceu em 12 de agosto no Campus Santo André.
As apresentações ficaram a cargo do professor titular da UFABC e ex vice-reitor Klaus Capelle; de Rafael Lima, diretor executivo do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, que apoia a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e respectiva comunidade e de André Martins Biancarelli, diretor financeiro da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) – organização gestora do Fundo Patrimonial da Unicamp (Lumina). O professor da UFABC Anderson Luis Saber Campos mediou as atividades e discussões.
Klaus trouxe informações gerais sobre o funcionamento das contribuições financeiras para universidades por meio de agentes privados e de sua experiência na formulação da Lei 13.800, durante o período em que integrou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Rafael Lima e André Martins falaram sobre o funcionamento e de experiências de suas respectivas organizações como provedoras de recursos adicionais para atividades acadêmicas. No caso dos Amigos da Poli, na condição de uma associação sem fins lucrativos e no caso do Lumina (Unicamp), André destacou a atuação do Fundo e da Funcamp como organização gestora fundacional de direito privado, também sem fins lucrativos.
Acompanhe a íntegra do seminário em vídeo.
Mais informações: Amigos da Poli e Lumina.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais