Página inicial > Notícias > Universidade será sede de escola voltada à pesquisa científica

Universidade será sede de escola voltada à pesquisa científica

Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2009, 18h17
A UFABC receberá a segunda edição da "Hands-On Research in Complex Systems School", escola de duas semanas de duração voltada à pesquisa científica interdisciplinar. A maioria dos participantes é formada por estudantes graduados e jovens professores, oriundos de países latino-americanos e de países como Índia, Nigéria e Camarões.
Esse evento faz parte do calendário oficial do International Center for Theoretical Physics (ICTP). A Escola teve sua primeira edição na índia, em 2008, e em 2010 terá como sede Camarões.

O formato das atividades permite que os participantes executem diversos experimentos de física, química e sistemas biológicos, que são realizados com moderna instrumentação digital em laboratórios didáticos. O trabalho de laboratório é complementado por modelagem matemática e análise de dados usando Matlab.

O corpo docente da Escola (líderes das sessões) é formado por cientistas de destaque internacional, com trabalhos publicados em revistas como Nature, Science, Proceedings of the National Academy of Sciences e Physical Review Letters. Em todas as sessões haverá, ao menos, um professor associado à UFABC, responsável por repetir a montagem experimental em edições futuras da Escola, em disciplinas de pós-graduação e em atividades didáticas em geral.

Outras informações