Página inicial > Notícias > Universidade tem representação na IPSA (International Political Science Association), com a presidência do Comitê de Gênero e Diversidade

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 10h54

A docente Vanessa Elias de Oliveira, da UFABC, acaba de ser eleita como presidenta do Comitê de Gênero e Diversidade da International Political Science Association (IPSA). A Profa. Vanessa é uma das 6 mulheres, única da América Latina, dentre os 16 integrantes que compõem o Comitê Executivo.

universidade tem representacao em importante comite de genero e diversidade vinculado a unesco thumb

Na foto, o Conselho IPSA Eleito - 27º Comitê Executivo. Créditos: IPSA.

Esta Associação foi fundada em 1949 sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Dentre os seus objetivos principais, propõe apoiar o desenvolvimento da ciência política em todo o mundo, criando uma comunidade de ciência política inclusiva e global na qual todos possam participar. Procura promover a colaboração entre acadêmicos em democracias emergentes e estabelecidas e apoiar as liberdades acadêmicas necessárias para o florescimento das ciências sociais.

Vanessa Elias de Oliveira é mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Professora Associada de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas e docente permanente da Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi Visiting Professor na University of Duisburg-Essen, Alemanha. Coordena o Consórcio de Pesquisa Crises e Poder Local, que agrega pesquisadores de Ciência Política e Políticas Públicas da UFABC, UFPR e UFPE. É pesquisadora do CNPq e integrante do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. É membro da Coordenação do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp. É a atual Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Mais informações sobre a nomeação no site da IPSA.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC) com apoio da Pró Reitoria de Pesquisa (PROPES).