Página inicial > Notícias > Workshop abre comemorações de 5 anos do projeto pedagógico

Workshop abre comemorações de 5 anos do projeto pedagógico

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2011, 16h18
O workshop "Excelência na atuação interdisciplinar", realizado na tarde do dia 17, lotou o auditório 108, no Bloco A do Campus Santo André. O evento celebrou os cinco anos do projeto interdisciplinar da UFABC. Participaram do evento os professores Gustavo Martini Dalpian (UFABC), Luiz Bevilacqua (UFRJ), Naomar de Almeida Filho (UFBA) Augusto Cesar Noronha Galeão (LNCC) e o reitor Helio Waldman (UFABC),

Luiz Bevilacqua, coordenador do comitê estruturação acadêmica e implantação da Universidade, expôs o diferencial do projeto pedagógico da UFABC: "O mundo da interdisciplinaridade não tem mais retorno. Todos os avanços científicos promovem a convergência entre as várias áreas do saber." Porém o ex-reitor alertou para o perigo que circunda o modelo interdisciplinar: "Não podemos cair na armadilha da visão mercadológica de aplicação imediata. A UFABC não é uma universidade corporativa."

Já Helio Waldman explanou sobre o desafio da formação de engenheiros: "Preparamos o aluno para a vida e para estudar, sempre buscando o diálogo com o mundo da pesquisa." O reitor da UFABC mostrou-se surpreso com a procura dos estudantes pelos cursos interdisciplinares: "Ficamos muitos felizes com o crescimento dos bacharelados e a aceitação pelos alunos."

O professor Naomar de Almeida Filho focou sua apresentação no modelo estrutural da Academia no nosso país: "A Universidade brasileira foi montada a serviço das elites tanto profissional como socialmente."

Por outro lado, o prof. Dr. Augusto C. N. R. Galeão defendeu a interdisciplinaridade na pós-graduação: "Necessita-se de uma proposta integradora, com um corpo docente de formação diversificada e convergência de vários campos do conhecimento."

18/02/2010