Oportunidades
Duas vagas de pós-doutorado no CEFAVELA (com bolsas FAPESP)
Prazo para inscrições: até 10 de agosto de 2026.
Link para inscrições
__
Mais informações
Centro de Estudos da Favela abre duas vagas de pós-doutorado
Candidatos devem ter experiência com construção, elaboração, interpretação de base de dados e análise de rede de agentes, além de requisitos específicos para os dois projetos
Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA) tem duas oportunidades de pós-doutorado em ciências sociais aplicadas. As inscrições estão abertas até 10 de agosto.
O CEFAVELA é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDS) financiados pela FAPESP, com sede no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC), em São Bernardo do Campo.
As vagas são para dois projetos. Para o “Mercado Imobiliário em Favelas”, o bolsista selecionado deve ter conhecimentos em economia e desenvolvimento urbano, planejamento e gestão do território, geografia econômica e áreas afins; além de experiência com construção, elaboração, interpretação de base de dados, uso de softwares estatísticos, análise de rede de agentes e instrumentos de espacialização.
Para o projeto “Redes Técnicas e Digitalização do Território nas Favelas”, é preciso que o bolsista tenha conhecimentos em análise de redes e fluxos, planejamento territorial, geografia humana e econômica ou áreas afins; além de experiência com construção, elaboração, interpretação de base de dados e análise de rede de agentes.
Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/9616/.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá bolsa no valor de R$ 12.570,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
Fonte: Agência FAPESP
Redes Sociais