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Alteração de Dados Cadastrais por Servidor, Aposentado ou Pensionista

Divisão de Acompanhamento Funcional

Sistema de Solicitação

 icon 01 03

Esta solicitação deverá ser realizada por meio do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal) ou Central de Serviços, a depender do dado a ser atualizado.

Definição

Alteração de informações pessoais do servidor junto ao cadastro do Governo Federal. Procedimento obrigatório sempre que houver mudança.

 

Dados que devem ser alterados no SIGEPE (o próprio servidor deverá realizar o procedimento):

  • Estado Civil;
  • Nacionalidade;
  • UF de Nascimento;
  • Grupo Sanguíneo;
  • Fator RH;
  • Raça/Cor;
  • Endereço (habitual);
  • E-mail institucional;
  • E-mail pessoal.
  • Título de Eleitor

Dados que devem ser alterados por meio da Central de Serviços (a SUGEPE realizará o procedimento):

  • Nome;
  • Documentos (CPF, RG etc);

A quem se aplica?

  • Docentes efetivos

  • Técnicos administrativos efetivos

  • Contratos Temporários (Docentes e Técnico Administrativos)

  • Aposentados e Pensionistas*

(*) Pensionistas poderão atualizar os dados no SIGEPE. Caso haja alteração de nome ou documento específico, o interessado deverá entrar em contato com a Superintendência de Gestão de Pessoas, visto que este não possui acesso à Central de Serviços.

Requisitos Básicos

  • Ser servidor (efetivo ou contratado), aposentado ou pensionista da UFABC e ter alguma de suas informações pessoais ou funcionais alteradas.

Documentação

Para dados atualizados pelo SIGEPE:

  • Atualização sob responsabilidade do servidor ativo, aposentado ou pensionista.

Para dados atualizados pela Central de Serviços:

Fluxo de atualização no SIGEPE

sigepe 01

  • Passo 3: Digitar suas credencias (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital

sigepe 02

  • Passo 4: Clicar em "Acessar"
  • Passo 5: Clicar em "Dados Cadastrais"

sigepe 03

  • Passo 6: Clicar em "Dados Pessoais"

sigepe 04

  • Passo 7: Verificar se as informações estão atualizadas
  • Passo 8: Caso necessite alterar algum dado, como por exemplo, o e-mail, clicar em "Atualizar" ao final da página

sigepe 05 

  • Passo 9: Altere a informação desejada, conforme exemplo abaixo (alteração de e-mail)
  • Passo 10: Após a alteração, clicar em "Gravar"

sigepe 06

Observação: Aparecerá a imagem abaixo confirmando que a alteração foi realizada com sucesso:

sigepe 07

Informações Importantes

  • Os dados atualizados por meio do SIGEPE não necessitam de comprovantes, contudo, a Superintendência de Gestão de Pessoas poderá solicitar a qualquer tempo os documentos comprobatórios que motivaram a alteração.
  • Caso haja alteração de nome ou sobrenome, faz-se necessário que o servidor ativo, aposentado ou pensionista atualize primeiro seu cadastro de pessoa física (CPF) junto à Receita Federal por meio de uma das agências do Correios e posteriormente preencha o formulário eletrônico encaminhando os dados à SUGEPE - Divisão de Acompanhamento Funcional.
  • Sempre que houver a alteração de algum dado cadastral do servidor ativo, aposentado ou pensionista, este tem a obrigação de informar à Superintendência de Gestão de Pessoas o mais breve possível, seja por meio do SIGEPE ou pelo preenchimento do formulário eletrônico.

Fundamentação Legal

Área responsável

  • Dúvidas poderão ser sanadas com a SUGEPE/DAF – Divisão de Acompanhamento Funcional - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Atualizado em: 23/07/2019

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