Alteração de Dados Cadastrais por Servidor, Aposentado ou Pensionista
Divisão de Acompanhamento Funcional
Sistema de Solicitação
Esta solicitação deverá ser realizada por meio do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal) ou Central de Serviços, a depender do dado a ser atualizado.
Definição
Alteração de informações pessoais do servidor junto ao cadastro do Governo Federal. Procedimento obrigatório sempre que houver mudança.
Dados que devem ser alterados no SIGEPE (o próprio servidor deverá realizar o procedimento):
- Estado Civil;
- Nacionalidade;
- UF de Nascimento;
- Grupo Sanguíneo;
- Fator RH;
- Raça/Cor;
- Endereço (habitual);
- E-mail institucional;
- E-mail pessoal.
- Título de Eleitor
Dados que devem ser alterados por meio da Central de Serviços (a SUGEPE realizará o procedimento):
- Nome;
- Documentos (CPF, RG etc);
A quem se aplica?
-
Docentes efetivos
-
Técnicos administrativos efetivos
-
Contratos Temporários (Docentes e Técnico Administrativos)
-
Aposentados e Pensionistas*
Requisitos Básicos
-
Ser servidor (efetivo ou contratado), aposentado ou pensionista da UFABC e ter alguma de suas informações pessoais ou funcionais alteradas.
Documentação
Para dados atualizados pelo SIGEPE:
- Atualização sob responsabilidade do servidor ativo, aposentado ou pensionista.
Para dados atualizados pela Central de Serviços:
- Formulário Eletrônico de ‘Solicitação de Alteração de Dados Cadastrais - Servidores e Pensionistas’ (por meio da Central de Serviços da UFABC).
- Comprovante de alteração.
Fluxo de atualização no SIGEPE
- Passo 1: Acessar o site: https://www.gov.br/servidor/pt-br
- Passo 2: Clicar no ícone "Sigepe Servidor e Pensionista"
- Passo 3: Digitar suas credencias (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital (caso possua).
- Passo 4: Clicar em "Acessar"
- Passo 5: Clicar em "Dados Cadastrais"
- Passo 6: Clicar em "Dados Pessoais"
- Passo 7: Verificar se as informações estão atualizadas
- Passo 8: Caso necessite alterar algum dado, como por exemplo, o e-mail, clicar em "Atualizar" ao final da página
- Passo 9: Altere a informação desejada, conforme exemplo abaixo (alteração de e-mail)
- Passo 10: Após a alteração, clicar em "Gravar"
Observação: Aparecerá a imagem abaixo confirmando que a alteração foi realizada com sucesso:
Informações Importantes
- Os dados atualizados por meio do SIGEPE não necessitam de comprovantes, contudo, a Superintendência de Gestão de Pessoas poderá solicitar a qualquer tempo os documentos comprobatórios que motivaram a alteração.
- Caso haja alteração de nome ou sobrenome, faz-se necessário que o servidor ativo, aposentado ou pensionista atualize primeiro seu cadastro de pessoa física (CPF) junto à Receita Federal por meio de uma das agências do Correios e posteriormente preencha o formulário eletrônico encaminhando os dados à SUGEPE - Divisão de Acompanhamento Funcional.
- Sempre que houver a alteração de algum dado cadastral do servidor ativo, aposentado ou pensionista, este tem a obrigação de informar à Superintendência de Gestão de Pessoas o mais breve possível, seja por meio do SIGEPE ou pelo preenchimento do formulário eletrônico.
Fundamentação Legal
Área responsável
- Dúvidas poderão ser sanadas com a SUGEPE/DAF – Divisão de Acompanhamento Funcional - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atualizado em: 23/10/2020
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