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Página inicial > Servidor > Portal do Servidor > Manual do Servidor (procedimentos) > Alteração de Dados Cadastrais por Servidor, Aposentado ou Pensionista (DAF)
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Alteração de Dados Cadastrais por Servidor, Aposentado ou Pensionista (DAF)

Divisão de Acompanhamento Funcional

 


Servidores(as) ativos(as), aposentados(as), pensionistas e estagiário(as) não obrigatórios (remunerados):

Realize a Validação Cadastral - Ciclo 2024 - entre 1º de março a 30 de abril

Para saber mais, acesse: https://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/manual-do-servidor-procedimentos/validacao-cadastral-anual
 


Índice

1. Definição
2. A quem se aplica?
3. Requisitos Básicos
4. Documentação
5. Fluxo de Atualização no SOUGOV
6. Fluxo de Atualização no SIGRH
7. Informações Importantes
8. Fundamentação Legal
9. Área Responsável

 

Definição

  • Alteração de informações pessoais do servidor junto ao cadastro do Governo Federal (SOUGOV) e também no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFABC. Procedimento obrigatório sempre que houver mudança.

 

  • Dados que devem ser alterados no SOUGOV e também no SIG (o próprio servidor deverá realizar o procedimento):
    • Estado Civil*;
    • Nacionalidade*;
    • UF de Nascimento;
    • Grupo Sanguíneo;
    • Fator RH;
    • Raça/Cor;
    • Endereço habitual**;
    • E-mail institucional;
    • E-mail pessoal;
    • Título de Eleitor*.

 (*) dados que não podem ser editados no SIG diretamente pelo usuário; estas informações serão atualizados periodicamente por meio de integração automática entre os sistemas.

(**) endereço no qual permanece na maior parte da semana e que gere deslocamento ao local de trabalho; ainda  se for o caso,aquele que esteja cadastrado para percepção de auxílio transporte.

  • Dados que devem ser alterados exclusivamente por meio da Central de Serviços (a SUGEPE realizará o procedimento):
    • Nome;
    • Documentos (CPF, RG etc);

A quem se aplica?

  • Docentes efetivos

  • Técnicos administrativos efetivos

  • Contratos Temporários (Docentes e Técnico Administrativos)

  • Aposentados e Pensionistas*

(*) Pensionistas conseguirão atualizar os dados editáveis apenas no SOUGOV. Caso haja alteração de nome ou documento específico, o interessado deverá entrar em contato com a Superintendência de Gestão de Pessoas, visto que este não possui acesso no SIG e Central de Serviços.

 

Requisitos Básicos

  • Ser servidor (efetivo ou contratado), aposentado ou pensionista da UFABC e ter alguma de suas informações pessoais ou funcionais alteradas.

 

Documentação

 

Fluxo de atualização no SOUGOV

  • Perguntas e Respostas sobre o SOUGOV, acesse aqui.
  • Como acessar o SOUGOV e criar uma conta "GOV.bR", acesse aqui
  • Manual para atualização de dados cadastrais, acesse aqui.

 

Fluxo de Atualização no SIGRH

sigrh 01

  • Passo 3: Digitar suas credencias (login e senha institucional)

sigrh 02

  • Passo 4: Clicar em "Entrar"
  • Passo 5: Clicar em "Menu Servidor" (acesso mais rápido ao 'Portal do Servidor').

sigrh 03

  • Passo 6: Clicar em "Serviços > Atualizar Dados Pessoais"

sigrh 04

  •  Passo 7: No SIGRH é possível atualizar os seguintes dados:
    • E-mail;
    • Endereço: CEP, Endereço, Complemento, Bairro, Cidade, Estado e Telefones;
    • Dados Complementares: Cor/Raça, Grupo Sanguíneo, Filiação, Município Naturalidade.

Atenção:
(1) recomendamos manter o e-mail institucional no cadastro do SIGRH.
(2) os dados editados no SIGRH devem estar em total conformidade com os do SOUGOV.

  •  Passo 8: Após editar os dados, clique no botão "Atualizar".

 

Informações Importantes

  • As informações prestadas nas plataformas são de responsabilidade do servidor/pensionista, sob a pena de responsabilidade administrativa, civil e penal, conforme o art. 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica);
  • O servidor é responsável por manter atualizado seus dados tanto no SOUGOV (Sistema do Governo Federal) quanto no SIGRH (Sistema Integrado de Gestão da UFABC);
  • Os dados atualizados por meio do SOUGOV não necessitam de comprovantes, contudo, a Superintendência de Gestão de Pessoas poderá solicitar a qualquer tempo os documentos comprobatórios que motivaram a alteração.
  • Caso haja alteração de nome ou sobrenome, faz-se necessário que o servidor ativo, aposentado ou pensionista atualize primeiro seu cadastro de pessoa física (CPF) junto à Receita Federal por meio de uma das agências do Correios e posteriormente preencha o formulário eletrônico encaminhando os dados à SUGEPE - Divisão de Acompanhamento Funcional.
  • Sempre que houver a alteração de algum dado cadastral do servidor ativo, aposentado ou pensionista, este tem a obrigação de informar à Superintendência de Gestão de Pessoas o mais breve possível.
  • Conheça as orientações do Ministério da Economia a respeito da Segurança de Informação:

 

Outras informações sobre o procedimento

  • Leis e regulamentos que regem o procedimento:
    • Lei 8.112, art. 117.
  • Unidade responsável pelo procedimento:
    SUGEPE/DAF – Divisão de Acompanhamento Funcional - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Reconsideração e recurso:
    É assegurado ao servidor o direito de solicitar a reconsideração ou interpor recurso a respeito de decisão que houver sido proferida a respeito de requerimento referente a assunto de pessoal. Para estas situações, a SUGEPE disponibiliza o seguinte manual: Reconsideração e Recurso.
  • Reporte de erro:
    Em caso de erros neste manual (dificuldade de acessos em páginas, links e outros), reporte ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
  • Atualização deste manual:
    09/01/2024
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