Alteração de Dados Cadastrais por Servidor, Aposentado ou Pensionista (DAF)
Divisão de Acompanhamento Funcional
Servidor ativo e estagiário, atenção! Não deixe de realizar a validação cadastral até o dia 31/05/2022 (Prazo Prorrogado)! Acesse o manual de "Validação Cadastral" para maiores informações!
Índice
1. Definição
2. A quem se aplica?
3. Requisitos Básicos
4. Documentação
5. Fluxo de Atualização no SOUGOV
6. Fluxo de Atualização no SIGRH
7. Informações Importantes
8. Fundamentação Legal
9. Área Responsável
Definição
- Alteração de informações pessoais do servidor junto ao cadastro do Governo Federal (SOUGOV) e também no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFABC. Procedimento obrigatório sempre que houver mudança.
- Dados que devem ser alterados no SOUGOV e também no SIG (o próprio servidor deverá realizar o procedimento):
- Estado Civil*;
- Nacionalidade*;
- UF de Nascimento;
- Grupo Sanguíneo;
- Fator RH;
- Raça/Cor;
- Endereço habitual**;
- E-mail institucional;
- E-mail pessoal;
- Título de Eleitor*.
(*) dados que não podem ser editados no SIG diretamente pelo usuário; estas informações serão atualizados periodicamente por meio de integração automática entre os sistemas.
(**) endereço no qual permanece na maior parte da semana e que gere deslocamento ao local de trabalho; ainda se for o caso,aquele que esteja cadastrado para percepção de auxílio transporte.
- Dados que devem ser alterados exclusivamente por meio da Central de Serviços (a SUGEPE realizará o procedimento):
- Nome;
- Documentos (CPF, RG etc);
A quem se aplica?
-
Docentes efetivos
-
Técnicos administrativos efetivos
-
Contratos Temporários (Docentes e Técnico Administrativos)
-
Aposentados e Pensionistas*
(*) Pensionistas conseguirão atualizar os dados editáveis apenas no SOUGOV. Caso haja alteração de nome ou documento específico, o interessado deverá entrar em contato com a Superintendência de Gestão de Pessoas, visto que este não possui acesso no SIG e Central de Serviços.
Requisitos Básicos
-
Ser servidor (efetivo ou contratado), aposentado ou pensionista da UFABC e ter alguma de suas informações pessoais ou funcionais alteradas.
Documentação
- Para dados a serem atualizados no SOUGOV e SIG:
- Atualização sob responsabilidade do servidor ativo, aposentado ou pensionista.
- Para dados a serem atualizados via Central de Serviços:
- Formulário Eletrônico de ‘Solicitação de Alteração de Dados Cadastrais - Servidores e Pensionistas’.
- Comprovante de alteração.
Fluxo de atualização no SOUGOV
-
Tutorial Acesso ao aplicativo SouGov.br
- Perguntas e Respostas sobre o SOUGOV, acesse aqui.
- Como acessar o SOUGOV e criar uma conta "GOV.bR", acesse aqui
- Manual para atualização de dados cadastrais, acesse aqui.
Fluxo de Atualização no SIGRH
- Passo 1: Acessar o site: https://sig.ufabc.edu.br
- Passo 2: Clicar no ícone "SIGRH"
- Passo 3: Digitar suas credencias (login e senha institucional)
- Passo 4: Clicar em "Entrar"
- Passo 5: Clicar em "Menu Servidor" (acesso mais rápido ao 'Portal do Servidor').
- Passo 6: Clicar em "Serviços > Atualizar Dados Pessoais"
- Passo 7: No SIGRH é possível atualizar os seguintes dados:
- E-mail;
- Endereço: CEP, Endereço, Complemento, Bairro, Cidade, Estado e Telefones;
- Dados Complementares: Cor/Raça, Grupo Sanguíneo, Filiação, Município Naturalidade.
Atenção:
(1) recomendamos manter o e-mail institucional no cadastro do SIGRH.
(2) os dados editados no SIGRH devem estar em total conformidade com os do SOUGOV.
- Passo 8: Após editar os dados, clique no botão "Atualizar".
Informações Importantes
- As informações prestadas nas plataformas são de responsabilidade do servidor/pensionista, sob a pena de responsabilidade administrativa, civil e penal, conforme o art. 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica);
- O servidor é responsável por manter atualizado seus dados tanto no SOUGOV (Sistema do Governo Federal) quanto no SIGRH (Sistema Integrado de Gestão da UFABC);
- Os dados atualizados por meio do SOUGOV não necessitam de comprovantes, contudo, a Superintendência de Gestão de Pessoas poderá solicitar a qualquer tempo os documentos comprobatórios que motivaram a alteração.
- Caso haja alteração de nome ou sobrenome, faz-se necessário que o servidor ativo, aposentado ou pensionista atualize primeiro seu cadastro de pessoa física (CPF) junto à Receita Federal por meio de uma das agências do Correios e posteriormente preencha o formulário eletrônico encaminhando os dados à SUGEPE - Divisão de Acompanhamento Funcional.
- Sempre que houver a alteração de algum dado cadastral do servidor ativo, aposentado ou pensionista, este tem a obrigação de informar à Superintendência de Gestão de Pessoas o mais breve possível.
- Conheça as orientações do Ministério da Economia a respeito da Segurança de Informação:
Fundamentação Legal
Área responsável
- Dúvidas poderão ser direcionadas à SUGEPE/DAF - Divisão de Acompanhamento Funcional pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atualizado em: 02/05/2022
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