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Alteração de Dados Cadastrais por Servidor, Aposentado ou Pensionista

Divisão de Acompanhamento Funcional

 


Índice

1. Definição
2. A quem se aplica?
3. Requisitos Básicos
4. Documentação
5. Fluxo de Atualização no SIGEPE
6. Fluxo de Atualização no SIGRH
7. Informações Importantes
8. Fundamentação Legal
9. Área Responsável

 

Definição

  • Alteração de informações pessoais do servidor junto ao cadastro do Governo Federal (SIGEPE) e também no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFABC. Procedimento obrigatório sempre que houver mudança.

 

  • Dados que devem ser alterados no SIGEPE e também no SIG (o próprio servidor deverá realizar o procedimento):
    • Estado Civil*;
    • Nacionalidade*;
    • UF de Nascimento;
    • Grupo Sanguíneo;
    • Fator RH;
    • Raça/Cor;
    • Endereço habitual**;
    • E-mail institucional;
    • E-mail pessoal;
    • Título de Eleitor*.

 (*) dados que não podem ser editados no SIG diretamente pelo usuário; estas informações serão atualizados periodicamente por meio de integração automática entre os sistemas.

(**) endereço no qual permanece na maior parte da semana e que gere deslocamento ao local de trabalho; ainda  se for o caso,aquele que esteja cadastrado para percepção de auxílio transporte.

  • Dados que devem ser alterados exclusivamente por meio da Central de Serviços (a SUGEPE realizará o procedimento):
    • Nome;
    • Documentos (CPF, RG etc);

A quem se aplica?

  • Docentes efetivos

  • Técnicos administrativos efetivos

  • Contratos Temporários (Docentes e Técnico Administrativos)

  • Aposentados e Pensionistas*

(*) Pensionistas conseguirão atualizar os dados editáveis apenas no SIGEPE. Caso haja alteração de nome ou documento específico, o interessado deverá entrar em contato com a Superintendência de Gestão de Pessoas, visto que este não possui acesso no SIG e Central de Serviços.

 

Requisitos Básicos

  • Ser servidor (efetivo ou contratado), aposentado ou pensionista da UFABC e ter alguma de suas informações pessoais ou funcionais alteradas.

 

Documentação

 

Fluxo de atualização no SIGEPE

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  • Passo 3: Digitar suas credencias (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital (caso possua).

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  • Passo 4: Localize o ícone  img2 no canto superior esquerdo e acesse "Dados Cadastrais"

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  • Passo 5: Analisar todas as informações e verificar as que necessitam ser atualizadas.

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  • Passo 6: Caso necessite alterar algum dado, inicialmente clique no botão "Atualizar Dados Pessoais" para que o sistema libere os campos editáveis. Insira a nova informação no campo correspondente e clique em "Gravar" ao final da página

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  • Passo 7: O sistema solicitará um código de validação, o qual será encaminhado ao e-mail pessoal cadastrado no sistema. A inserção do código é obrigatória para a finalização do processo.

(*) Caso não tenha mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no sistema, consulte o item desbloqueio do Manual de Acesso ao SIGEPE.

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  •  Passo 8: Após inserir o código de validação, clique no botão "Validar".

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  •  Passo 9: O sistema gravará os dados, apresentará uma mengagem de sucesso. O SIGEPE ainda encaminhará um e-mail de confirmação (ao e-mail pessoal cadastrado) e uma mensagem para o seu SIGEPE-MOBILE (APP).

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Fluxo de Atualização no SIGRH

sigrh 01

  • Passo 3: Digitar suas credencias (login e senha institucional)

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  • Passo 4: Clicar em "Entrar"
  • Passo 5: Clicar em "Menu Servidor" (acesso mais rápido ao 'Portal do Servidor').

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  • Passo 6: Clicar em "Serviços > Atualizar Dados Pessoais"

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  •  Passo 7: No SIGRH é possível atualizar os seguintes dados:
    • E-mail;
    • Endereço: CEP, Endereço, Complemento, Bairro, Cidade, Estado e Telefones;
    • Dados Complementares: Cor/Raça, Grupo Sanguíneo, Filiação, Município Naturalidade.

Atenção:
(1) recomendamos manter o e-mail institucional no cadastro do SIGRH.
(2) os dados editados no SIGRH devem estar em total conformidade com os do SIGEPE.

  •  Passo 8: Após editar os dados, clique no botão "Atualizar".

 

Informações Importantes

  • As informações prestadas nas plataformas são de responsabilidade do servidor/pensionista, sob a pena de responsabilidade administrativa, civil e penal, conforme o art. 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica);
  • O servidor é responsável por manter atualizado seus dados tanto no SIGEPE (Sistema do Governo Federal) quanto no SIGRH (Sistema Integrado de Gestão da UFABC);
  • Os dados atualizados por meio do SIGEPE não necessitam de comprovantes, contudo, a Superintendência de Gestão de Pessoas poderá solicitar a qualquer tempo os documentos comprobatórios que motivaram a alteração.
  • Caso haja alteração de nome ou sobrenome, faz-se necessário que o servidor ativo, aposentado ou pensionista atualize primeiro seu cadastro de pessoa física (CPF) junto à Receita Federal por meio de uma das agências do Correios e posteriormente preencha o formulário eletrônico encaminhando os dados à SUGEPE - Divisão de Acompanhamento Funcional.
  • Sempre que houver a alteração de algum dado cadastral do servidor ativo, aposentado ou pensionista, este tem a obrigação de informar à Superintendência de Gestão de Pessoas o mais breve possível.
  • Conheça as orientações do Ministério da Economia a respeito da Segurança de Informação no SIGEPE:

 

Fundamentação Legal

 

Área responsável

  • Dúvidas poderão ser direcionadas à SUGEPE/DAF - Divisão de Acompanhamento Funcional pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Atualizado em: 15/03/2021

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