Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Servidor > Portal do Servidor > Manual do Servidor (procedimentos) > Reconsideração e Recurso
Início do conteúdo da página

Reconsideração e Recurso

Superintendência de Gestão de Pessoas

Sistemas de Solicitação 

incon fisico sig

Estas solicitações devem ser efetuadas por meio do SIG (Módulo SIPAC) ou Formulário Físico, a depender do procedimento:

 

SIG (Módulo SIPAC):

- Substituição Remunerada

 

Formulários Físicos (Para os demais assuntos de pessoal)

- Reconsideração para Assuntos de Pessoal;

- Recurso para Assuntos de Pessoal;

 

Observações:

- As solicitações de reconsideração e recurso para Estágio Probatório e Avaliação de Desempenho de Servidor Técnico-Administrativo devem ser realizados por meio dos formulários próprios para estes procedimentos.

- Os recursos referentes a concursos públicos e processos seletivos simplificados deverão observar as normas constantes nos editais.

Definição

É assegurado ao servidor o direito de solicitar a reconsideração ou interpor recurso a respeito de decisão que houver sido proferida a respeito de requerimento referente a assunto de pessoal. 

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO:

  • Cabe solicitação de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, podendo ser realizado uma única vez;
  • O prazo para interposição da solicitação de Reconsideração é de 30 dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida;
  • A solicitação de reconsideração deverá ser despachado à autoridade competente em 5 dias e a decisão deverá ser proferida em 30 dias (35 dias após protocolado na SUGEPE).

RECURSO:

  • Caberá Recurso do indeferimento da solicitação de Reconsideração e das decisões sobre os Recursos sucessivamente interpostos;
  • O Recurso será dirigido à autoridade imediatamente superior à que tiver expedido o ato ou proferido a decisão, e, sucessivamente, em escala ascendente, às demais autoridades.
  • O prazo para interposição da solicitação de Recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.
  • A solicitação de recurso deverá ser despachado à autoridade competente em 5 dias e a decisão deverá ser proferida em 30 dias (35 dias após protocolado na SUGEPE).

Requisitos Básicos

  • Ter tomado ciência de ato ou decisão referente à Assunto de Pessoal;
  • Possuir argumentos, documentos e/ou legislação que embasem o pedido de reconsideração/recurso para a decisão proferida.

Documentação

Informações Importantes

  • As solicitações de Reconsideração e Recurso devem ser encaminhados ao setor da Superintendência de Gestão de Pessoas responsável pelo assunto, conforme orientações específicas para cada matéria (vide Manual do Servidor – Procedimentos).

Fundamentação Legal

Formulários

Reconsideração para Assuntos de Pessoal;

Recurso para Assuntos de Pessoal;

 

Área responsável

Todos os setores da SUGEPE

Atualizado em 16/12/2019

 
 
 
Registrado em: Manual do Servidor
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página