Página inicial > Informes > Informe Reitoria: Os próximos meses em nossa Universidade

Informe Reitoria: Os próximos meses em nossa Universidade

Desde março deste ano, a comunidade UFABC tem se mantido mobilizada buscando na pesquisa, na inovação e na extensão soluções de contenção do novo Coronavírus e colocando todos os recursos possíveis da Universidade à disposição da sociedade.

Os indicadores da pandemia permanecem críticos, impossibilitando medidas de flexibilização e quaisquer relativizações quanto ao caráter emergencial da situação atual. Sem dúvida alguma, continuamos a vivenciar um estado de calamidade na saúde pública e de crise sanitária gravíssima.

Diante deste ainda crítico contexto, que segue nos impondo a necessidade do distanciamento físico, também da suspensão das atividades presenciais na UFABC (Portaria da Reitoria nº 394/2020) e sem desconsiderar desafios inerentes à atual realidade, as atividades administrativas e acadêmicas de nossa Universidade tem ocorrido no modo remoto há aproximadamente seis meses.

Desde então, as decisões de cunho acadêmico, administrativo e orçamentário da UFABC passaram a ser determinadas fortemente pelos complexos e inéditos desafios do momento atual. O trabalho se intensificou e todos os processos de gestão precisaram ser redesenhados e adequados ao ambiente virtual.

Passado o momento de tomadas de decisão de caráter emergencial e organizada a oferta do quadrimestre suplementar, e a partir de aprendizados extraídos de experiências internacionais e do diálogo com Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a gestão da UFABC reuniu  as condições mais adequadas para planejar o funcionamento de nossa Universidade no próximo período, englobando 2020 e 2021.

Ademais, recentemente, a Reitoria instituiu o Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus da UFABC que possui como atribuição apresentar, periodicamente, indicadores epidemiológicos à comunidade e, a partir desses dados, propor um plano de retomada gradual de atividades presenciais na UFABC.

Entre urgências e adversidades, os esforços conjuntos das diversas áreas da UFABC continuam visando respostas que estejam ancoradas nos preceitos democráticos, na inclusão e na transparência. Os tão fundamentais espaços de escuta, debate e deliberação ganham ainda mais importância.

Nesse sentido, a Reitoria apresenta a todas e todos um cronograma para os próximos meses de 2020, constando os principais momentos e espaços em que a comunidade UFABC poderá discutir conjuntamente com a gestão os aspectos acadêmicos, administrativos e orçamentários, que serão fundamentais para o já mencionado planejamento.

As atividades presenciais continuam suspensas por tempo indeterminado, cabendo apenas os encaminhamentos para as atividades consideradas imprescindíveis para toda a comunidade.

ufabc planejamento

Acesse o arquivo em pdf: “Cronograma de discussão e planejamento: gestão acadêmica, administrativa e orçamentária na UFABC”

Diante de sua responsabilidade com a sociedade e com a comunidade universitária, a gestão da UFABC permanece lidando com os efeitos da pandemia respaldada pelos indicadores epidemiológicos, pelos protocolos sanitários e pela ciência.

A Reitoria mantém seu compromisso com a transparência das informações junto à comunidade universitária, reitera a importância dos cuidados para que a disseminação do novo coronavírus seja contida e estima que, todas e todos, estejam bem.

Universidade Federal do ABC
04/09/2020