Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Celebremos o novo ciclo da UFABC!

Celebremos o novo ciclo da UFABC!

Em setembro de 2006, em uma das principais regiões industriais do país, com propósitos pedagógicos arrojados e o firme compromisso com o ensino superior inclusivo e de excelência, iniciamos a ousada trajetória de sermos a Universidade Federal do ABC (UFABC). Neste mês, nossa Universidade começa um novo ciclo. Completamos nosso 13º aniversário e precisamos nos permitir celebrar.

Olhar com entusiasmo os resultados de um projeto visionário em que graduação e pós-graduação nasceram e cresceram simultaneamente, processo que garantiu qualidade à formação de nossos alunos, criou um ambiente favorável à pesquisa e acelerou nosso amadurecimento para produzirmos ciência de ponta.  É fundamental celebrarmos também o papel que nossa Universidade vem desempenhando, nos últimos anos, para o desenvolvimento científico e econômico do Grande ABC e do Brasil.

Vamos celebrar a consolidação do nosso projeto pedagógico interdisciplinar que forma cidadãos imbuídos de pensamento crítico, aptos a refletir e a lidar com questões complexas de nossa sociedade. Festejemos, sim, por termos alcançado a formação anual de mais de dois mil estudantes de graduação e a defesa de dezenas de dissertações e teses de mestrado e doutorado. Precisamos, mais do que nunca, abastecer-nos da mesma alegria e esperança daqueles que romperam paradigmas e conquistaram, na UFABC, o primeiro diploma de ensino superior de suas famílias.

Celebremos a produção científica de altíssima qualidade, a inclusão, a cultura, os destaques em internacionalização, a extensão universitária e o conhecimento. Mesmo diante das questões conjunturais que têm tornado nossa existência ainda mais ousada e nos provocado a recalcular algumas rotas, sejamos capazes de reconhecer êxitos e de encarar com firmeza os novos desafios institucionais, como o de formar professores que instiguem os jovens à inquietação, à criticidade e à autonomia.

Que nossos futuros passos sejam sempre em direção à construção de uma Universidade sem fronteiras, pulsante de pluralidade e de democracia, que produza ciência, conhecimento e inovação para a sociedade, com ela e a partir dela. É dessa forma que a UFABC chegou audaciosamente aos seus 13 anos e é assim que se projeta, com vigor, para os muitos outros que estão por vir. Parabéns à nossa UFABC!

Reitoria • UFABC

nossafederal extenso verde